TCE-PB dispõe à Pasta da Segurança ferramentas de acompanhamento da gestão pública

O conselheiro Arnóbio Viana dispôs as ferramentas de acompanhamento da gestão pública desenvolvidas pelo Tribunal de Contas da Paraíba, por ele presidido, à Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social. Isso foi feito durante visita do secretário Jean Francisco Bezerra Nunes e dirigentes de órgãos vinculados à Pasta, na manhã desta quinta-feira (28), ao Espaço Cidadania Digital, do TCE.

“Os senhores têm, aqui, toda a orientação de que necessitem para a boa administração deste que é um dos setores mais sensíveis e mais requisitados da vida pública. Fiquem à vontade, questionem e exijam respostas”, pediu ele aos visitantes.

Em seguida, falou do aprimoramento tecnológico do TCE iniciado, de forma mais efetiva, em 2012, quando os avanços no campo da informática permitiram o desenvolvimento do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), ferramenta da qual decorrem todos os demais programas e aplicativos de controle externo e social dos atos e gastos públicos.

Ao agradecer pela recepção, o secretário da Segurança fez ver que o auxílio do TCE é de grande valia para a Pasta sob seu comando. Também recebido pelo coordenador do Espaço Cidadania Digital André Agra, o grupo tomou conhecimento de ferramentas a exemplo do Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB), dos Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação (IDGPB) e da versão digital do Programa Voluntários do Controle Externo (Você).

Ainda, de painéis eletrônicos destinados, entre outros, ao acompanhamento de licitações, gastos com combustíveis e medicamentos, acumulação de empregos e portais de transparência mantidos pelas Prefeituras.

 GALERIA DE FOTOS

Ascom/TCE-PB