TCE-PB realiza dia 11 de outubro sessão extraordinária para homenagens ao conselheiro Marcos Costa

O Tribunal de Contas da Paraíba realizará no próximo dia 11 de outubro, às 10 h, sessão extraordinária, de caráter especial, em homenagem ao conselheiro Marcos Antônio da Costa, que faleceu dia 9 de agosto passado, aos 66 anos, em João Pessoa.

O conselheiro presidente do TCE-PB, conselheiro  Arnóbio Viana, comunicou ao Pleno da Corte, na última quarta-feira (18), a data escolhida, após combinar com a família do homenageado a sessão a ser dedicada, exclusivamente, à memória – em suas palavras – de “um homem íntegro, sereno, justo, e de muitos amigos, porque era bom e virtuoso”.

A boa convivência, o apego ao trabalho, a perseverança em momentos difíceis e a luta pela vida também foram qualidades atribuídas ao conselheiro Marcos Costa na sessão plenária de 14 de agosto, a primeira do colegiado após sua morte. Ocasião em que, também, foram enaltecidos seu talento pessoal, sua decência e honradez.

Trajetória na Corte – Marcos Antônio da Costa ingressou no Tribunal de Contas do Estado em 16 de janeiro de 1987, por concurso público, como Técnico em Controle Externo, cargo posteriormente transformado em Analista de Controle Externo e depois em Auditor de Contas Públicas. Passou de auditor a conselheiro substituto em 5 de fevereiro de 1999.

Em 15 de outubro de 2015, foi nomeado, por ato governamental, conselheiro titular do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Sua posse ocorreu no dia 28 de outubro de 2015.

Foi Coordenador da Auditoria de Aposentadorias, Pensões e Reformas;  Chefe do Departamento de Controle de Atos de Pessoal (DECAP); e Diretor de Auditoria e Fiscalização (DIAFI).

E integrou ainda, no TCE-PB, o Grupo de Acompanhamento do Programa de Eficiência, Eficácia e Efetividade das Ações de Controle Externo; a Comissão de Reestruturação do Plano de Cargos e Salários; Comissão de Inspeção Especial em diversos entes do Estado; e, também, a Comissão de Edição das Súmulas e Jurisprudências.

 

Ascom/TCE-PB