TCE-PE: Oficina do Conhecimento está confirmada para esta quarta-feira (28)

Está confirmada para próxima quarta-feira (29) a 18ª Oficina do Conhecimento. O tema do encontro é “Auditoria de Dados” e acontece no auditório do Edf. Dom Hélder (10º andar), das 9h às 12h30. A promoção é da Escola de Contas Públicas e da Coordenadoria de Controle Externo do TCE-PE. O evento é voltado apenas para o público interno.

O objetivo da Oficina é discutir os avanços em relação ao tema na Receita Federal, SEFAZ-PE e TCE-PE, bem como os desafios e planos para o futuro da fiscalização. Para o debate foram convidados o auditor fiscal da Receita Federal, Antônio Peres; a superintendente de Tecnologia da Informação e auditora do Tesouro Estadual, Ana Paula Serrano, e pelo TCE-PE, o coordenador de Controle Externo, Rômulo Lins.

A auditoria informatizada, de acordo com Rômulo Lins, é o conjunto de processos de trabalho que visa transformar dados em formato digital coletados em informações relevantes para a auditoria. “Estas informações podem ser testes de auditoria, análises estatísticas, monitoramentos, matrizes de risco, enfim todo o conjunto de tecnologias que instrumentalizam a produção de informação para a auditoria”, comentou.

Para o coordenador de Controle Externo do TCE, é necessário primeiro desmistificar o alcance da auditoria informatizada. “Nada substitui a capacidade de análise do auditor. Auditoria é basicamente uma atividade de valoração de conduta, de verificação de conformidade com um “standard” pré-definido, geralmente definido em uma norma técnica ou jurídica”, enfatizou.

Ele reforçou que os projetos de automação de auditoria visam aumentar a eficiência do trabalho do auditor por meio de uma intervenção tecnológica que torne o trabalho dele mais eficiente. “Isto significa construir ferramentas que possibilitem que ele tenha cada vez mais tempo útil para se dedicar à análise e invista cada vez menos tempo para acessar as informações de que ele precisa para fazer bem o seu trabalho. São muitos os benefícios que um bom projeto de auditoria informatizada pode trazer para o TCE. Um dos maiores é o aumento do alcance da auditoria”.
Fonte: TCE-PE / EPCBG

Leave a Reply