TCE-PI realiza evento para discutir ferramentas de combate à corrupção

O Tribunal de Contas do Estado realiza a partir desta segunda-feira (26) o I Simpósio de Inteligência Institucional do TCE-PI. O início do evento será às 9 horas, no auditório do TCE-PI, com explanação sobre uso da tecnologia nas ações de controle externo e apresentação do concurso do Tribunal para seleção de um aplicativo para ser utilizado no combate à corrupção. A abertura oficial ocorrerá quarta-feira (28), às 9 horas.

O evento prossegue até 2 de março, com uma série de palestras sobre a aplicação da inteligência institucional no combate à corrupção na gestão pública, tendo como temática central “Os aspectos teóricos e práticos da Inteligência Institucional e o uso de dados para a produção do conhecimento e o combate à corrupção”. A programação inclui palestras sobre delação premiada, técnicas especiais de investigação e enfrentamento do crime organizado e corrupção nas eleições, dentre outros temas.

O evento terá ainda reunião da Rede InfoContas, Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo, às 9h desta terça-feira. Participarão do Simpósio técnicos do TCE-PI, juízes federais, procuradores federais, promotores de Justiça e autoridades de renome nacional no controle externo, além de personalidades como o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O diretor da Dgecor (Diretoria de Gestão Estratégica da Informação e Combate à Corrupção), José Inaldo de Oliveira, diz que o Simpósio objetiva discutir meios e apresentar ferramentas para melhorar o combate à corrupção no país, buscando estimular a cooperação e a integração dos diversos órgãos de controle nas ações contra desvios de recursos e outros crimes envolvendo a administração pública.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, diz que o Simpósio é uma forma de gerar conhecimento sobre crimes na gestão pública e, assim, aperfeiçoar as ferramentas de combate à corrupção no país. “É, assim, uma contribuição a mais do Tribunal no esforço dos órgãos de controle externo para o combate à corrupção”, diz ele.

Toda a programação do evento está no site do TCE-PI (www.tce.pi.gov.br)