TCE-PR iniciará, em junho, avaliação anual dos portais municipais da transparência

Em junho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) dará início à quinta rodada anual de avaliação da transparência pública dos portais oficiais das prefeituras e à segunda das câmaras de vereadores dos 399 municípios do Paraná. O objetivo é compor o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023.

Neste ano, o levantamento será desenvolvido como parte do 2º Ciclo de Avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A atividade pretende verificar a qualidade dos portais da transparência de diversos órgãos públicos de todo o país.

O principal material voltado à orientação dos trabalhos é a cartilha Acesso à Informação na Prática, elaborada pela Atricon com base em manuais e diretrizes fornecidos pelo TCE-PR, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Metodologia

Neste ano, o ITP será realizado em duas etapas. Em um primeiro momento, os controladores internos dos órgãos municipais sob a jurisdição do TCE-PR deverão responder, entre os dias 1º de junho e 14 de julho, a um questionário eletrônico a respeito da conformidade legal e da qualidade de seus sites, com base em cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

Mais especificamente, o formulário buscará confirmar se há a disponibilização, nos portais da transparência das entidades, de dados de qualidade a respeito de suas receitas, despesas, informações institucionais, convênios e transferências, recursos humanos, diárias, obras, licitações e contratos, dentre outros assuntos.

Os servidores devem aproveitar esse período para fazer as devidas adequações de seus sites oficiais e portais da transparência, tendo em vista as diversas novidades presentes no formulário que será disponibilizado neste ano, conforme pode ser visto aqui.

Após isso, a Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) do Tribunal coordenará a validação das evidências enviadas pelos gestores públicos a fim de compor tanto o ranking do ITP 2023 quanto as notas do 2º Ciclo do PNTP da Atricon, as quais serão disponibilizadas no Radar Nacional da Transparência Pública.

link para acesso ao questionário, acompanhado de orientações para seu preenchimento, será encaminhado diretamente para os prefeitos e presidentes das câmaras municipais paranaenses até o final do mês de maio.

ITP

Quatro anos depois de empregar pela primeira vez o ITP, o TCE-PR colhe agora os frutos do trabalho baseado no indicador desenvolvido pelo próprio corpo de auditores de controle externo da Casa ainda em 2018 e regulamentado pela Resolução nº 99/2022.

Após utilizar a ferramenta para aferir a regularidade dos portais da transparência das 399 prefeituras paranaenses ao longo de quatro anos, entre 2019 e 2022, o Tribunal constatou um notável incremento na qualidade desses sites.

Como consequência direta da aplicação contínua do índice pela Corte, a média do ITP dos municípios do Paraná aumentou em 17 pontos percentuais entre 2019 e 2022, saltando de 64% para quase 81%. Também no ano passado foram registrados, pela primeira vez, portais da transparência de prefeituras com nota máxima na avaliação – 16 ao todo -, o que representa um aumento constante da qualidade dos sites a cada ano de realização do levantamento.

Em 2022, o indicador também foi utilizado pelo TCE-PR para verificar, pela primeira vez, a qualidade dos portais da transparência mantidos pelas 399 câmaras de vereadores do Estado. Na ocasião, dois sites registraram a nota máxima, 104 pontuaram acima de 90% e 261 atenderam a, pelo menos, 75% dos critérios do levantamento. A média registrada entre as câmaras foi de 78,83%.

Todos esses resultados podem ser conferidos em uma ferramenta online, desenvolvida pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (COSIF) do Tribunal, na qual é possível consultar o desempenho individual de cada ente público nas quatro edições do ITP, bem como fazer comparativos ano a ano de uma determinada entidade ou dela com as demais situadas em sua região geográfica, por exemplo.

Fonte: TCE/PR