TCE-RJ e Consulado dos EUA inauguram mostra sobre Martin Luther King

Admiradores, estudantes e curiosos sobre a luta dos negros norte-americanos contra a discriminação racial não devem perder a chance de conhecer a vida do homem que liderou o movimento pelos direitos civis dos segregados no século passado. Inaugurada nesta quarta-feira (23/9), a mostra ‘Martin Luther King Jr: legado e inspiração’, uma parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) com o Consulado-Geral dos Estados Unidos, fica em cartaz no mezanino do Espaço Cultural do TCE-RJ, na Praça da República 54/56, no Centro do Rio, até o dia 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

23setExpoMosaicoA exposição reúne fotos e informações sobre a vida do líder pacifista, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1964, e foi inaugurada na presença do vice-cônsul dos Estados Unidos, Alexander Douglas, e da curadora do Momento Cultural, Monica Chateaubriand. Antes da abertura da mostra, o diplomata fez uma palestra sobre a vida do ativista político assassinado em 1968, após liderar grandes marchas pelos direitos civis dos negros americanos e obter várias vitórias nesse sentido. Alexander Douglas elogiou a montagem, com 15 painéis, e a programação visual elaborada pelo TCE-RJ para a exposição, com arte em grafite de Felipe Carvalho.

“O espaço está muito bonito. Ficou perfeito”, comentou o cônsul, para quem a montagem faria sucesso em outros locais, inclusive nos Estados Unidos. Itinerante, o projeto, que faz referência ao Mês da História dos Negros, criado pelo historiador e autor norte-americano Carter Woodson, foi idealizado pelo Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e desde o início do ano percorre espaços no Rio e em outros estados. Este ano, a exposição segue ainda para São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Salvador (BA) e Vitória (ES).

“O importante é que a exposição esteja aberta, que alcance todo tipo de público. A mostra já esteve em comunidades como a Cidade de Deus e shoppings centers. É um tema muito interessante tanto para os Estados Unidos quanto para o Brasil”, disse Alexander Douglas, que encerrou sua palestra sobre Martin Luther King Jr. citando Barack Obama e Condoleezza Rice como exemplos de grandes personalidades afro-americanas que conquistaram pela primeira vez os postos de presidente dos Estados Unidos e de secretária de Estado (Condoleezza ocupou o cargo entre 2005 e 2009). O diplomata presenteou o TCE-RJ com um exemplar de ‘A Autobiografia de Martin Luther King’, de Clayborne Carson, recebida por Ana Helena Bogado Serrão, chefe de Gabinete da Presidência.

Para Monica Chateaubriand, a montagem da exposição sobre o ativista norte-americano no Tribunal de Contas é uma boa nova: “É uma alegria poder trazer o tema para o Tribunal. A parceria com o Consulado vai ao encontro dos nossos projetos, do trabalho de ética que estamos desenvolvendo aqui no Momento Cultural, através do projeto Mediação de Conflitos, que no próximo módulo abordará o preconceito”.

Já Gecilda Esteves Silva, assessora da Secretaria de Administração do TCE-RJ, destacou em palestra que trazer a exposição ao Tribunal é um marco e “um momento importante para se refletir sobre as questões das diferenças, as questões relacionadas ao legado de Martin Luther king Jr., os aspectos relacionados aos direitos das pessoas, os direitos civis”.

SERVIÇO
Mostra Martin Luther King Jr: legado e inspiração
Espaço Cultural do TCE-RJ, Praça da República, 50/56, Centro – Mezanino, 2º andar.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até dia 12 de novembro.
Entrada gratuita.