TCE-RN busca informações do TCM-CE para modernização

tcm-ce2O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) recebeu, em visita técnica, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). A finalidade é conhecer o modelo cearense de recepção e análise das prestações contas de órgãos municipais.
Ao falar ao grupo, o presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, disse que “o compartilhamento de experiências, essa troca de conhecimentos, permite que os Tribunais de Contas tenham acesso direto a métodos e práticas que podem representar estímulo ao aperfeiçoamento de suas atividades”.
A exposição inicial das informações foi feita pelo diretor-geral do TCM-CE, Juraci Muniz Júnior, que apresentou aspectos gerais do processo eletrônico, Sistema de Informações Municipais (SIM) e dinâmica da apreciação e julgamento de prestações de contas.
O inspetor de controle externo do TCE-RN, Cleyton Marcelo Medeiros, explica que em 2012 foi iniciado o processo de implantação do processo eletrônico neste órgão, mas que a documentação ainda é recebida em papel, para posteriormente ser digitalizada. “Nós entramos em contato com o Tribunal de Contas da Bahia, que também esteve aqui recentemente, e ficamos sabendo que vocês possuem um processo eletrônico bastante célere, que vem dando resultado positivo. A ideia é que, após conhecer o sistema utilizado pelo TCM-CE, possamos transferir para nosso Estado, ou, ainda, pegar como modelo para desenvolver algo similar”, afirma.