TCE-RN inicia campanha em homenagem ao Dia Nacional da Ética

Em homenagem ao Dia Nacional da Ética, celebrado no dia 2 de maio, e reforçando a importância do comportamento ético, o Tribunal de Contas do Estado iniciou nesta sexta (03) a campanha “TCEndo a Ética na Prática”, que contará com ações durante todo o mês.

Fruto de uma ação conjunta de vários setores da Corte de Contas, o objetivo da campanha é difundir o comportamento ético no âmbito interno do Tribunal, assim como disseminar os princípios, deveres e vedações previstos no Código de Ética dos Servidores do TCE/RN, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho harmonioso, por meio da difusão de ideais éticos na vivência cotidiana. Para o corregedor do TCE, conselheiro Gilberto Jales  que é um dos idealizadores do projeto, a gincana busca fomentar uma conduta ética de forma ativa “ A idéia é trabalhar de forma ativa e não de forma fria, com uma atividade lúdica para implementação de uma política ética”, disse.

Abrindo a campanha, a jornalista Glacia Marillac ministrou a palestra “A ética como escolha”, falando sobre a importância das atitudes éticas. Durante a abertura, foi lançada uma ferramenta inédita a GINKÉTICA – Gincana Ética, que é uma ação de fomento à capacitação na temática da ética, destinada a todos que trabalham no Tribunal Contas do RN (efetivos, cedidos, comissionados, estagiário e prestadores de serviço). O foco da ginkética é trabalhar com os princípios básicos da boa conduta administrativa a ser observada por todos que trabalham no TCE, em suas relações interpessoais, na relação com o público, com os jurisdicionados e com a sociedade, como ação de prevenção de atitudes antiéticas almejando-se garantir o respeito e a qualidade dos serviços prestados.

A gincana será realizada em 3 etapas durante todo o mês de maio, e desenvolvida por grupos que serão formados entre os funcionários. Haverá provas e no fim um grupo será premiado. Na  1ª etapa, todos os participantes do grupo deverão responder, no período de 09 a 10 de maio, ao questionário sobre o código de elaborado pela comissão organizadora. São 02 (duas) questões de identificação e outras 10 (dez) elaboradas sobre o Código de Ética dos Servidores do TCE-RN, contando com situações problemas sobre o tema. Na segunda etapa, cada grupo deverá produzir um material relacionado com o tema da ética, a ser entregue à Comissão Organizadora até o dia 17 de maio. A 3ª etapa consiste na entrega à comissão organizadora, no dia 31 de maio, às 9 horas da manhã, de pacotes de fraldas geriátricas descartáveis que serão destinadas a uma instituição de assistência a idosos carentes. Os participantes da GINKÉTICA receberão certificado a ser fornecido pela Escola de Contas.

 

ASCOM TCE-RN