TCE-RN participa de seminário sobre modernização da gestão e qualidade de gasto

Modernização da Gestão e Qualidade do Gasto’ esse é o tema norteador do II Seminário Potiguar de Contabilidade Aplicada ao Setor Público promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), o Instituto Social IRIS, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Presidente do TCE-RN, Paulo Roberto Alves, destaca importância do seminário sobre modernização da gestão e qualidade de gasto

A programação contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, que destacou a importância do seminário, no auditório da Reitoria da UFRN na presença dos representantes das entidades organizadoras do evento.

O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN, Everildo Bento da Silva, ao lado do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Alves, abriu o evento na presença do representante da Assembleia Legislativa, deputado George Soares; do Secretário Municipal de Administração e Gestão Estratégica de Natal, Dionísio Gomes da Silva, representando o prefeito Carlos Eduardo Alves.

E mais: o pró-reitor de Administração, professor João Batista Bezerra, representante da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz; o Diretor-presidente do Instituto Social Íris, Arlindo Araújo; o presidente da FEMURN, Benes Leocádio, prefeito de Lajes, além do secretário-geral de Controle Externo do TCE, Jailson Tavares Pereira.

Logo após o pronunciamento do presidente Everildo Bento, o seminário teve início com o painel apresentado pelo Coordenador Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF/STN) da Secretaria do Tesouro, Leonardo Silveira do Nascimento.

Leonardo abordou o tema “Os Desafios para a consolidação de um novo modelo de Contabilidade Pública” enfocando principalmente, a Base Legal do Processo de Convergência, a Responsabilidade inerente aos gestores públicos e “O Processo de Convergência: Visão de futuro e benefícios à sociedade e a sua disseminação”.

O segundo painel ficou a cargo dos membros do Grupo de Estudos da Área Pública do CFC, Joaquim Osório Liberalquino e Paulo Henrique Feijó que abordaram a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Uma análise das principais dificuldades e resumo das estratégias de convergência aos padrões internacionais.

A programação segue ainda nesta terça-feira, 18, pela manhã, com os painelistas Nelson Machado e Victor Holanda e João Eudes Bezerra Filho que contarão com debatedores das instituições parceiras que vão discutir o tema central do seminário.

Leave a Reply