TCE-RN promove evento para entregar selos de qualidade em transparência

Mais de mil e trezentos órgãos públicos do Brasil se classificaram nas três melhores posições do Radar Nacional da Transparência Pública, ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de instituições de todos os poderes do país. Das mais de oito mil entidades avaliadas, 370 alcançaram uma pontuação de nível diamante (o mais alto), 441 chegaram à classificação ouro e 561 à prata.

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte entregou os selos de qualidade às prefeituras e câmaras municipais premiadas. No Estado, foram 335 instituições avaliadas, sendo que 19 tiveram seu nível de transparência classificado como diamante, 16 como ouro e 29 como prata.

O presidente do TCE potiguar, conselheiro Gilberto Jales, destaca que o Portal tem se tornado um aliado das instituições em boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.

O Radar Nacional nasceu a partir de uma colaboração da Atricon, dos Tribunais de Contas brasileiros, com apoio do Instituto Rui Barbosa, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios e do Conselho Nacional de Controle Interno. No portal é possível consultar os critérios atendidos em cada região do país. Basta procurar por Radar Nacional de Transparência Pública em seu buscador na Internet.