TCU adere à auditoria ordenada da educação

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, assinou, na manhã desta quarta-feira (8), a adesão da instituição ao projeto de auditoria ordenada na área da educação. O projeto é desenvolvido pela Atricon em parceria com os Tribunais de Contas e com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). Mais informações sobre a iniciativa devem ser lançadas durante o mês de abril.


“O Brasil é um país com muitas carências, mas sem dúvida alguma, a educação é a principal delas. Precisamos investir mais e, sobretudo, precisamos investir melhor. Reunir os Tribunais de Contas na fiscalização da infraestrutura educacional do Brasil é inadiável”, destacou o presidente do TCU.


De acordo com o presidente da Atricon, Cezar Miola, a ausência de infraestrutura adequada nas escolas é uma realidade enfrentada por pelo menos 14,7 milhões de estudantes brasileiros, como mostrou o Censo Escolar 2021. Os dados expressam deficiências na oferta de estruturas básicas que afetam as condições sanitárias das escolas, como a existência de banheiros sem condições de uso, ausência de esgoto e acesso à água potável”, destacou. A metodologia do trabalho foi desenvolvida pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) e será aplicada pelos demais órgãos de controle. Um projeto piloto foi realizado no dia 6 de março pelo TCE de Minas Gerais.

Na oportunidade, o presidente da Atricon convidou o presidente Bruno Dantas para participar do Congresso de Meio Ambiente: Desenvolvimento e Sustentabilidade, que ocorrerá nos dias 22 e 24 de maio, em Cuiabá.

Veja mais fotos da assinatura da adesão.