Especialistas e profissionais de todo o Brasil reuniram-se, nesta quarta-feira (7), para a abertura do 2º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), em Porto Velho. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e pelo Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO), busca fortalecer as práticas de auditoria financeira no setor público.
A área envolve a revisão e avaliação da gestão dos recursos públicos, sendo de suma importância para assegurar serviços públicos e investimentos de qualidade, que atendam às necessidades e expectativas do cidadão.
Ao todo são três dias de programação, com temas que tratam desde a aplicação de normas brasileiras até o uso de tecnologias para aprimorar as auditorias financeiras.
Abertura
As boas-vindas foram dadas pelo conselheiro do TCE-RO, Valdivino Crispim. Ao fazer uma análise da programação, destacou a riqueza de conhecimento que será adquirido com o evento. “Esperamos que, ao final, todos possamos sair com novas ideias, estratégias e, acima de tudo, com a convicção de que estamos cada vez mais preparados para a temática”, disse o conselheiro.
O procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, reforçou a importância de não pensar somente na atuação do controle externo no serviço público, mas no impacto dessas ações para a sociedade.
“Este evento é uma oportunidade de amadurecimento na área, e, a partir de novas tecnologias, possamos sempre analisar as informações e dados para induzir políticas públicas e serviços essenciais qualificados ao cidadão”, afirmou.
Por meio de vídeo, o conselheiro do TCE-RO e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Edilson Silva, evidenciou a oportunidade ímpar de debater temas relevantes e conhecer boas práticas nacionais.
Big Data e Tecnologia da Informação
Coube ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e vice-presidente de auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), Inaldo da Paixão, realizar a palestra de abertura do evento.
O tema tratado foi Auditoria Financeira na era da Big Data e da Tecnologia da Informação. O conselheiro trouxe um breve histórico da evolução da auditoria financeira, o impacto e desafios no uso de novas tecnologias, além de softwares e ferramentas de TI utilizadas na área.
“Os Tribunais de Contas têm avançado muito nos últimos anos, no sentido de trazer informações de qualidade à sociedade. Este evento consagra a importância das auditorias para as instituições”, afirmou.
Parcerias
Para a realização do 2º ENAF-TC, o TCE-RO conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).