TCE-RO participa de debates virtuais no workshop solidário “Direito & Cidadania em tempos de coronavírus”

 

 

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por seus conselheiros Paulo Curi Neto (presidente) e Edilson de Sousa Silva, participou na noite dessa terça-feira (28) do Workshop Solidário “Direito & Cidadania em tempos de coronavírus”, realizado de modo online, com transmissão pela internet.

Além de levar conhecimento, especialmente em temas relativos à área jurídica, o evento teve como objetivo auxiliar o movimento SOS.RO, iniciativa que visa à arrecadação e distribuição de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal e máscaras de proteção para famílias em situação de vulnerabilidade social frente à pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

SOS.RO foi idealizado por membros das Associações dos Magistrados (Ameron), do MP (Ampro) e da Defensoria Pública (Amdepro), além do TCE-RO, e conta com o apoio de diferentes grupos da sociedade, sensibilizados pela escassez de recursos da população mais carente, em razão das consequências advindas pela necessidade de isolamento social decorrente da pandemia ocasionada pelo Covid-19.

Mediada pelo advogado da área de direito eleitoral, Manoel Veríssimo, o workshop contou ainda com a participação de outras autoridades do setor público rondoniense, como os desembargadores Alexandre Miguel e Gilberto Barbosa, assim como do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Elton Assis.

Durante suas intervenções, os membros do TCE-RO focaram na atuação do Tribunal de Contas, esclarecendo pontos específicos, principalmente em relação ao controle realizado pela Corte de Contas sobre os gastos efetivados pela gestão pública neste período, marcado pela excepcionalidade devido à crise sanitária e à deflagração do estado de calamidade pública. 

Como um dos coordenadores do SOS.RO, o conselheiro Edilson de Sousa citou também as formas de como contribuir com a campanha, entre as quais, doações (alimentos, produtos de higiene e de proteção) que podem ser entregues na Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), na rua Itália, n. 2263, bairro Ipase Novo, e no Sesc Esplanada, na avenida Presidente Dutra, n. 4.175, bairro Olaria.

Também é possível contribuir fazendo depósito ou transferência bancária, de qualquer valor, para a conta da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), no Banco Cooperativo do Brasil S/A, cujos dados são: banco 756, agência 3325 e conta-corrente 61.580-3.

Nesse caso, tudo o que for arrecadado será revertido para a compra de alimentos e produtos, visando à confecção de “kits” (cesta básica, produtos de higiene pessoal e de proteção – máscaras caseiras) e a distribuição às famílias selecionadas.

Saiba mais sobre o SOS.RO, acessando o portal: https://sosrondonia.tcero.tc.br/.

ASCOM TCE-RO