CTE-IRB destaca em programa de rádio ações necessárias na área da educação

O presidente do Comitê da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, concedeu entrevista, na última terça-feira (28), Dia da Educação, ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Entre os assuntos abordados estiveram as ações do CTE-IRB para reduzir os impactos negativos no ensino público causados pela pandemia da Covid-19.

O apresentador do programa, Daniel Scola, destacou que, segundo dados da Unesco, pelo menos 1,3 bilhão de jovens e crianças estão afastados das escolas no mundo inteiro em razão do isolamento social recomendado por órgãos internacionais de saúde para evitar a propagação da doença. “No Brasil, há 47,9 milhões de alunos matriculados na educação básica que também estão sendo atingidos”, disse.
Para o presidente do CTE-IRB, a escola simboliza um espaço de descobertas, da construção do saber, do convívio com as diferenças. “A impossibilidade de frequentar a escola traz angústias e preocupações, não só pelo impacto negativo no aprendizado, mas pelo comprometimento ao desenvolvimento das competências socioemocionais. O desafio, como em qualquer crise, está em reduzir os danos”.

Cezar Miola também ressaltou que os órgãos de controle externo têm atuado de forma colaborativa com orientações tanto para as questões administrativas como também na oferta direta dos serviços à população. “Na área da educação, os alunos não estão as atividades presenciais e as remotas são muito limitadas. O acesso à internet atinge um número restrito de famílias. Por isso, é preciso buscar outras alternativas. Não serão plenamente satisfatórias, mas é necessário oferecer outras formas de acesso ao ensino”, disse.

A utilização dos veículos tradicionais de comunicação, como as TVs educativas e os canais de rádio para levar conteúdos aqueles que não possuem acesso à internet foi uma das possibilidades citadas por Cezar Miola. “O Brasil possui hoje uma grande cobertura de radiodifusão, são mais de 9 mil emissoras de rádio que podem auxiliar nesse processo, por meio de parcerias com as secretarias de educação e com o Ministério da Educação”, lembrou.

O presidente do CTE-IRB também ressaltou a necessidade da aprovação do novo Fundeb ainda neste ano. Também participaram da entrevista as apresentadoras Rosane de Oliveira e Carolina Bahia. Acesse aqui a íntegra:

Texto: Priscila Oliveira.