O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, participou de reunião, com a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio da Silva, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e de lideranças locais, nesta quarta-feira (15), em São Leopoldo. Cezar Miola, que ocupa o cargo de conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), representou o presidente do órgão de controle, Marco Peixoto, no encontro que ocorreu na sede da Unisinos.
O conselheiro do TCE-RS tem destacado, nas reuniões com as autoridades, que os órgãos de controle vêm orientando os gestores públicos para dar agilidade na tomada de decisões. “A Consultoria Técnica e a Direção de Controle e Fiscalização da Casa são os setores responsáveis por prestar esses atendimentos. O TCE-RS lançou uma cartilha com as principais dúvidas e respostas para orientar os interessados, disse”. Além disso, Cezar Miola integra o grupo técnico da Secretaria de Educação do Estado que está definindo ações emergenciais de atendimento à comunidade escolar.
O objetivo da vinda da comitiva presidencial foi anunciar medidas de apoio a pessoas físicas que sofreram perdas durante o fenômeno climático que atingiu o Estado. O pagamento de um auxílio de R$ 5,1 mil destinado à compra de móveis, eletrodomésticos e outros bens e a construção de novas casas para os atingidos.
No ato, o presidente da República ressaltou o trabalho do poder público e dos voluntários no resgate e acolhimento aos afetados pelas enchentes. “Um país dispõe de uma quantidade enorme de mulheres, adolescentes, homens que se dedicam a fazer um gesto de solidariedade e sair de uma cidade, sair do seu conforto para ir e ver a amargura do outro, pode dizer que continuamos acreditando que é possível termos uma humanidade mais humana e sensível”, disse.
Os transtornos causados pela disseminação de fake news foi uma das questões destacadas pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso. “Impossível não condenar a abominável onda de notícias falsas a propósito do que está acontecendo no RS. São criaturas das sombras, das trevas, que sobre o sofrimento das pessoas projetam as suas maldades”.
O ato reuniu, entre outras autoridades, ministros de Estado, o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo, o governador do RS, Eduardo Leite, e prefeitos dos municípios atingidos diretamente pela catástrofe climática.
Foto: Eduardo Barbosa – TJ-RS