TCE-RS lança novo Portal de Dados Abertos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) lança, no próximo dia 6 de agosto, o novo Portal de Dados Abertos. O Dados TCE-RS passará a disponibilizar o conjunto de informações disponíveis em plataforma padrão de mercado na divulgação de dados abertos, permitindo realizar de forma mais facilitada pesquisas, downloads e cruzamentos. O lançamento acontece a partir das 14h30, no auditório Francisco Juruena, localizado no prédio sede do TCE-RS.

De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a ferramenta fortalece o compromisso com o controle social da gestão pública. “O objetivo é estimular a transparência colaborativa, dando condições para que os cidadãos possam acessar esses dados e criar aplicativos que ajudem a aprimorar os serviços públicos”.

Os conjuntos de dados estão organizados em onze grupos, que contemplam alguns já existentes na versão atual do Portal, como Despesas, Receitas e Gestão Fiscal, e também os novos grupos Institucional, Acesso à Informação, Ouvidoria, Decisões, Educação, Saúde e Previdência. O usuário poderá baixar os arquivos dos nos formatos CSV, JSON. XML e 7z.

No espaço, os internautas poderão consultar dados sobre as decisões proferidas pelo TCE-RS, pagamento de diárias, denúncias recebidas, receitas e despesas dos órgãos públicos e obras, entre outros.