O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizará uma nova plataforma para o acompanhamento da execução contratual de obras e serviços de engenharia e arquitetura no Estado: o Licitacon Obras. O sistema resulta no aprimoramento do controle concomitante das obras, além de ser uma ação preventiva que visa ampliar a eficiência e efetividade das auditorias.
A cerimônia de lançamento acontece dia 28 de setembro no Auditório Mondercil Paula de Moraes, do Ministério Público do Estado (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Praia de Belas) e será direcionada a gestores públicos municipais e estaduais, engenheiros e arquitetos.
Durante o evento, serão apresentadas as funcionalidades do sistema e também proferidas palestras sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), ministradas por auditores do tribunal: Álvaro Fernando Cassol Malheiros, Andrea Malmann Couto, Cezar Augusto Pinto Motta, Clauber Bridi, Maurício Carlos Dias e Paulo Ricardo Rodrigues Pinto.
De acordo com Clauber Bridi, um dos palestrantes, uma das características mais notáveis do Licitacon Obras é sua capacidade de conferir maior transparência às obras públicas. “O sistema disponibiliza informações detalhadas, incluindo um mapa georreferenciado com fotos, permitindo que os cidadãos acompanhem online o progresso das obras em execução. Além disso, ele está alinhado com a NLLC, podendo ser utilizado como ferramenta informatizada de acompanhamento das obras por órgãos públicos do Estado que não possuam um sistema próprio”, explicou.
Clauber destacou que o sistema de cooperação entre o TCE-RS e seus fiscalizados fortalece o controle e a fiscalização das obras públicas, garantindo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos. “O Licitacon Obras promete ser uma ferramenta valiosa para promover o desenvolvimento de obras de qualidade e o correto uso dos recursos públicos no Rio Grande do Sul, complementou.
Interessados em participar do evento de lançamento, devem inscrever-se neste link: https://tcers.tc.br/escola/inscricoes-em-cursos-e-eventos/
Fonte: TCE-RS