TCE-RS licita compra de veículo com tecnologia para auditar estradas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) está com licitação aberta para a compra de um veículo equipado com tecnologia que permite escanear as vias para verificar a qualidade e o desempenho da pavimentação. O equipamento é capaz de aferir também as quantidades dos materiais efetivamente empregados. Com a aquisição, de acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, as auditorias poderão avaliar temas afetos à segurança das vias e também à economia na execução das obras. “Estradas em boas condições geram impactos sociais e econômicos, repercutindo na tarifa do transporte de passageiros e de produtos, nos gastos com combustíveis e na redução de acidentes”, disse.

O presidente destacou também que a Instituição está, cada vez mais,  investindo em tecnologia para aperfeiçoar as auditorias. “Com o uso dessa ferramenta, os técnicos poderão verificar se as obras estão de acordo com o contratado, permitindo que se façam ajustes e correções antes da entrega final dos serviços. É outra forma de atuar preventivamente”, assinalou.

De acordo com a equipe técnica que preparou a licitação, os equipamentos previstos para integrar a tecnologia do carro,  como GPS, barra-laser,  hodômetro integrado,  sonda extratora  e densímetro, são fundamentais para alcançar a melhor relação custo-benefício na realização de auditorias de obras  de construção e restauração de rodoviárias.

A entrega dos envelopes com a habilitação e as propostas das empresas está prevista para o dia 24 de novembro. O edital está disponível em http://alturl.com/i2edy.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Priscila Oliveira)