TCE-RS participa de encontro de conselheiros de educação

O conselheiro Cezar Miola representou o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) na abertura do 10º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME\RS), na manhã desta quinta-feira (3), no auditório da Unisinos, em São Leopoldo.

Na abertura do evento, o conselheiro destacou que para concretizar a Constituição da República, é preciso um compromisso político e administrativo sólido e determinado para dar efetividade ao direito fundamental da educação. “Temos um contingente significativo de crianças e adolescentes fora da escola e queremos trabalhar pela mudança desse cenário e com esse objetivo que atuamos no controle externo”, disse. Cezar Miola, que  também preside do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), destacou ainda o lançamento, em breve, de uma cartilha e de um curso na modalidade a distância para auxiliar na capacitação da atuação dos conselheiros de educação.

As ações de colaboração promovidas pelo CTE-IRB foram ressaltadas pela conselheira da UNCME-RS, Fabiane Bitello Pedro. “O trabalho do Comitê Técnico da Educação tem auxiliado e estimulado o aprimoramento dos conselhos a partir do lançamento de estudos e de orientações”, afirmou.

Após a abertura do encontro, o assistente técnico do CTE-IRB e auditor do TCE-RS, Leo Arno Richter proferiu a palestra  “Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação diante do diagnóstico dos Conselhos”.  A programação do evento termina nesta sexta-feira.

ASCOM TCE-RS