O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu na terça-feira (8) o segundo encontro do programa Educa Mais RS. O evento, realizado no Instituto Sesi, em Porto Alegre, reuniu representantes de secretarias de educação de 21 municípios gaúchos que demonstraram potencial significativo para avanços no aprendizado de um grande número de alunos.
Os diretores de Controle e Fiscalização Bruno Londero, e da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena do tribunal, Anderson Bettanin, deram as boas vindas ao público. Em sua fala, Londero enfatizou a essência do Educa Mais RS como espaço para o compartilhamento de experiências e lições aprendidas, abarcando tanto práticas bem-sucedidas quanto as que não alcançaram os resultados esperados. “É importante um processo evolutivo na implementação de políticas públicas, especialmente na esfera educacional, pois essa troca de conhecimentos é fundamental para a inovação”, disse Bruno Londero.
Papel transformador do professor
O evento foi conduzido por Haroldo Corrêa Rocha, economista com experiência como secretário executivo de Educação em São Paulo e secretário de Educação no Espírito Santo. Ele discutiu o tema “Potencializando o Papel Transformador do Professor: Melhores Práticas em Seleção, Formação Contínua e Desenvolvimento de Carreira”, com apoio de colegas do Movimento Profissão Docente, uma coalizão de organizações do terceiro setor que busca auxiliar governos em todo o País na formulação de políticas educacionais eficazes.
Haroldo Rocha expressou a perspectiva fundamental sobre a educação: “Gosto de dizer que as crianças são a figura mais importante da escola porque a escola é para que elas se desenvolvam, e em segundo lugar são os professores, que são eles que promovem a aprendizagem e desenvolvimento.”
Ele destacou, também, o caráter pioneiro do encontro promovido pelo TCE-RS. Disse que não tem notícia de nenhum outro Estado que realiza algo semelhante. Enfatizou a importância dessa interação que demonstra a preocupação do tribunal com a aprendizagem das crianças, alinhando-se à sua função institucional de otimizar o uso dos recursos públicos.
Entre os colegas do movimento docente mencionado participaram Maria Cecília Gomes Pereira, líder de Desenvolvimento Profissional Docente, Ana Carolina Lorentz, consultora educacional especializada na produção de materiais didáticos, e Karin Kakazu, com experiência nos setores público, privado e sem fins lucrativos na área educacional.
O evento, que se estende até amanhã (9), apresenta exemplos de políticas de formação contínua, métodos de seleção de professores e estruturação de planos de carreira. A elaboração de planos de ação para os mentorados, como parte fundamental do compromisso do programa, foi discutida com o apoio de técnicos do Centro de Orientação e Fiscalização de Políticas Públicas (CPP).
Confira aqui mais detalhes sobre o programa.
Fonte: TCE-RS