TCE-RS realiza oficina sobre escola modelo de Pernambuco

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu, nesta segunda-feira (21), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), oficina que debateu métodos de gestão e excelência no ensino público. O evento contou com a colaboração do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), presidido pelo conselheiro Cezar Miola, do TCE-RS, que apresentou a Escola de Referência em ensino médio Sampaio Parente Muniz, do Município de Salgueiro (PE).

Na oportunidade, a convidada especial, professora da Escola pernambucana Uanne Freire Bezerra compartilhou a experiência da instituição, contextualizando que a cidade de Salgueiro apresenta um cenário socioeconômico marcado pela pobreza, o que não impede que a escola tenha um alto desempenho. A instituição funciona em tempo integral e com evasão zero, agregando, às disciplinas tradicionais, programas voltados ao empreendedorismo e ao ensino da metodologia científica. As práticas de aprendizagem e gestão interna oferecem aos alunos todo o suporte para ingressar em universidades federais e o número de egressos da escola que alcançam esse objetivo é expressivo.

Para o diretor da ESGC, Sandro Bergue, a experiência da Escola Sampaio Parente Muniz revela o quanto se pode vincular o ensino à realidade vivida pelos alunos. “A escola desenvolve um projeto de iniciação científica que trabalha com problemas locais, do saneamento à saúde pública, por exemplo, reforçando o vínculo dos jovens com a instituição e lhes oferecendo um sentido maior para o processo de aprendizagem”, disse.

Fonte: http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/administracao/gerenciador_de_conteudo/noticias/TCE-RS%20realiza%20oficina%20sobre%20escola%20modelo%20de%20Pernambuco