TCE-RS recebe prêmio Top Cidadania por incentivar investimentos sociais do Estado

O Programa Cidadania com Arte do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu o troféu Top Cidadania durante cerimônia no Grêmio Náutico União, na noite desta quarta-feira (01). A premiação reconhece ações realizadas pelas empresas e instituições sem fins lucrativos na comunidade gaúcha, contribuindo para o incentivo dos investimentos sociais no Estado.

Essa é a segunda vez que o TCE-RS concorre ao prêmio promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), considerado um dos mais importantes reconhecimentos nas áreas de gestão de pessoas e cidadania do Estado. Em 2011, o Tribunal de Contas recebeu o prêmio Top Ser Humano com o Programa Aprendendo a Recomeçar (PAR). Para o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o programa Cidadania com Arte inova na abordagem e no público, demonstrando o quanto se pode contribuir na formação cidadã. “Impressiona o quanto as crianças respondem e o quanto são capazes de compreender a importância de princípios fundamentais, quando tudo isto lhes é mostrado de forma criativa e com uma linguagem adequada”, disse.

Programa Cidadania com Arte
Há dois anos, uma iniciativa da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) leva para escolas de Ensino Fundamental uma peça de teatro de bonecos para ajudar na formação de novos cidadãos. O Projeto Cidadania com Arte já realizou 25 exibições em escolas públicas e privadas de todo o Estado, alcançando duas mil crianças.

Para o diretor da ESGC, Sandro Trescastro Bergue, o prêmio Top Cidadania é um reconhecimento também da dedicação dos servidores envolvidos, que realizam as atividades de forma voluntária, paralelamente às suas atribuições funcionais. “Essa conquista demonstra o alto grau de engajamento das pessoas que se dedicam a essa atividade. É também a consistência dos resultados alcançados e do impacto social transformador que o programa representa”, disse.

A coordenadora dos Programas de Educação da Escola de Gestão, Carolina Martins Basso, explica que trabalhar o conceito de cidadania desde cedo é importante, pois é justamente a partir dos seis anos que a criança torna-se mais crítica e mais curiosa. “Cada fase do desenvolvimento infantil tem um destaque importante no que se refere à aprendizagem e, nessa idade, surgem muitos questionamentos sobre tudo o que está à sua volta. Eles estão desenvolvendo suas ideias sobre o mundo. Trabalhar de forma lúdica, como no teatro de bonecos, estimula o interesse e potencializa o aprendizado delas”, diz.

Para a servidora Melissa, que interpreta a personagem Tati, o objetivo da busca por uma transformação social está sendo atingido. Ela acredita que esse trabalho pode contribuir para a construção de uma sociedade melhor a partir das conexões que as crianças farão com o que aprendem no teatro de bonecos e os acontecimentos de seu dia-a-dia. “É perceptível que os pequenos compreendem o fundamental. A gente dá exemplos pra eles e eles reagem a isso. Se manifestam, querem participar, mostrar que entenderam, que vão fazer direitinho. Que aquilo é importante para o convívio entre eles e aí se percebe que a mensagem chegou até eles”.

As escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a ESGC através do e-mail cidadaniacomarte@tce.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3214 9701. O Projeto atende crianças do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, com idades entre seis e oito anos.

Clique aqui para conhecer mais sobre projetos da ESGC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Yngrid Lessa)