Conselheiro Ouvidor do TCE-CE realiza visita técnica à Corte de Contas de Pernambuco

“Uma Ouvidoria muito organizada, bem estruturada, com uma tradição de 13 anos”. Essa é a avaliação do ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro substituto Itacir Todero, sobre a Ouvidoria da Corte de Contas de Pernambuco (TCE-PE).
Na última quinta-feira (25/9), Itacir Todero esteve em Recife conhecendo as instalações da Ouvidoria local. Na ocasião, foi recebido pelo presidente da Corte Pernambucana, conselheiro Valdecir Pascoal, com quem debateu sobre a importância de ações conjuntas dos Tribunais de Contas.
O coordenador da Ouvidoria do TCE-PE, Eduardo Porto, em conversa com o conselheiro Itacir Todero, apresentou as principais ações desenvolvidas no setor. A Ouvidoria Pernambucana foi criada em 2001 e conta com um corpo técnico de 11 servidores. Além do Estado de Pernambuco, atende aos 184 Municípios. Seus relatórios são divulgados de formas trimestral e anual. O principal meio de acesso é a internet. Assim como no TCE do Ceará, possui uma central de atendimento 0800, para facilitar o acesso ao cidadão.INTRA 2014
De acordo com o conselheiro Itacir Todero, a experiência exitosa do projeto itinerante da Ouvidoria de Pernambuco pode ser desenvolvida na Corte do Ceará. “Um dos trabalhos desenvolvidos pelo TCE de Pernambuco e que poderíamos trazer o exemplo e implantarmos aqui no Ceará é a Ouvidoria Itinerante, onde são realizadas visitas ao interior, o que aproxima ainda mais a sociedade do Tribunal”.