TCE-SC abre espaço para produção intelectual

Biblioteca_0Com o objetivo de reunir em um só local o conjunto das publicações acadêmicas, científicas e técnicas dos membros e servidores do Tribunal de Contas de Santa Catarina, a biblioteca da instituição disponibilizou um novo recurso para consulta virtual por meio do SophiA — programa de computador que otimiza a organização da informação. A iniciativa pretende facilitar o acesso e a gestão da informação dos conteúdos para o aumento da visibilidade, valorização e preservação da memória, seja da ciência, das artes ou humanidades do TCE/SC.

O projeto faz parte da Política de Informação do Espaço e Produção Intelectual do Tribunal. O serviço é coordenado pela Biblioteca Nereu Corrêa, setor que pertence à estrutura do Instituto de Contas (Icon). O acervo tem diversos tipos de documentos — em formato digital ou impresso —, resultantes das atividades de pesquisa desenvolvidas. Já estão disponíveis no espaço 420 itens, sendo 113 deles com registro em formato digital. São livros (65) e capítulos destes (6), artigos em revistas científicas e trabalhos apresentados em eventos (254), teses de doutorado (6), dissertações de mestrado (23), monografias de especialização (57) e de graduação (10).

Antes, já era possível realizar procuras virtuais aos títulos da biblioteca. Com a aquisição do módulo Biblioteca Digital, os usuários têm, agora, acesso aos documentos de forma remota. A catalogação desses documentos permite a inclusão de informações prévias do conteúdo da obra, como autor (es), título, imprenta (Local: Editora, data), assuntos tratados, dados da instituição, programa, grau e titulação obtidos, ano da defesa, orientador, resumo, abstract, dentre outros.

 O acesso é feito pelo site do TCE/SC, no endereço eletrônico www.tce.sc.gov.br/biblioteca. Também é possível clicar na área do Instituto de Contas – Biblioteca – Acervo e, depois, em Consulta. Ao entrar no SophiA, há diferentes tipos de pesquisa. Na busca rápida, é possível pesquisar por autor, título ou palavras-chaves sobre o assunto desejado ou então o termo “produção intelectual”, o qual restringirá o campo de investigação pelo assunto.

Para uma procura mais específica, a busca combinada trará algumas lacunas a serem preenchidas. Pode-se pesquisar também por tipo de material. Em ambas, há a caixa de seleção “Registros com conteúdo digital”, que deve ser ativada para que o programa encontre o conteúdo somente neste formato. “Algumas obras só possuem a versão impressa na biblioteca e outras apresentam os dois tipos”, ressalta a bibliotecária Sílvia Maria Berté Volpato.

Sílvia também explica que a inserção da produção intelectual está em desenvolvimento, diante da grande quantidade de arquivos e informações coletadas. Interessados em enviar seus trabalhos podem entrar em contato. O autor assinará um termo, que autorizará a publicação gratuita do material pelo Tribunal.

Mais informações: (48) 3221-3791 (manhã) ou por e-mail: silvia@tce.sc.gov.br