TCE-RS implanta audiodescrição para pessoas com deficiência visual

10929554A partir de agora, com o auxílio de aplicativos mobiles e programas leitores de tela, os deficientes visuais podem converter o conteúdo das publicações do portal e da Fanpage do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) em áudio. Trata-se da audiodescrição, um recurso de acessibilidade que a Assessoria de Comunicação Social está disponibilizando nos canais oficiais de comunicação do TCE-RS.

A iniciativa, debatida com os funcionários do Tribunal que são deficientes visuais, foi aprovada pela Comissão de Acessibilidade da Corte. Segundo o Oficial de Controle Externo, Oneide de Souza Figueiredo, “É muito positiva essa iniciativa do TCE. Pra nós, faz um bem enorme, porque podemos entender o que está acontecendo. Se tu estás em uma reunião, por exemplo, é muito importante saber qual é a fisionomia dos participantes naquele momento. Pela audiodescrição, temos essa ideia. A descrição do vestuário também é muito importante: tipo de roupa, tecido, cores, etc. assim como a arquitetura dos prédios e monumentos também é difícil de imaginarmos. Somente através da audiodescrição conseguimos entender as diferenças e os detalhes”

Inicialmente, a audiodescrição será disponibilizada no portal e na página no Facebook do Tribunal de Contas do Estado do RS. A meta é que o TCE-RS continue estudando e pesquisando diversas formas de inclusão nos seus canais de comunicação e assim como nos espaços físicos da Instituição.

O que é audiodescrição?
A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute e da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, de forma equivalente a alguém que enxerga. O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

Audiodescrição: imagem de teclado cinza claro de computador e em detalhe a tecla “Backspace” com a palavra “Audiodescrição” em preto.