TCE-SC e BID fazem parceria para aperfeiçoar auditorias em projetos e programas

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), César Filomeno Fontes, registrou, na sessão do Pleno desta segunda-feira (27/8), a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — do especialista sénior em Gestão Financeira, Tulio Correa, e do consultor financeiro do BID, Antonio Hideo Yamada. Ampliar o diálogo e a troca de opiniões entre as duas instituições parceiras, sobre questões relacionadas às auditorias dos projetos e programas financiados pelo Banco, é o principal objetivo do encontro, que prossegue até esta terça-feira (28/8).

Durante os dois dias, o diretor de Atividades Especiais (DAE), Roberto Silveira Fleischmann, e demais integrantes da unidade responsável pelas auditorias externas financiadas pelo Banco discutirão com os analistas da Divisão de Gestão Financeira e de Aquisições para Operações do BID, aspectos referentes aos relatórios e papéis de trabalho de auditoria dos programas. Entre os assuntos, destaque para os relacionados aos encaminhamentos para implementação de novo enfoque de auditoria, a partir da análise de termos de referência; à verificação e atualização de informações institucionais do TCE/SC junto ao BID, e à análise dos relatórios de auditoria dos programas e projetos para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2011.

No fim do primeiro semestre, foi firmado um Marco de Entendimentos que elege e qualifica o TCE/SC, como órgão fiscalizador, para realizar auditorias nos contratos de empréstimo celebrados entre o BID e o Estado de Santa Catarina ou entidades por ele controladas. “Poucos tribunais de contas têm o privilégio de receber essa autorização para realizar auditorias para aquele Banco”, enfatizou o presidente César Fontes, ao destacar que somente os Tribunais de Contas da Bahia, do Paraná, do Distrito Federal e de Minas Gerais estão credenciados

 

Leave a Reply