TCE-SP discute escolas em tempo integral nos dias 22 e 23 de novembro

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) promove, nos dias 22 e 23 de novembro, o seminário Semear Educação: Escolas em Tempo Integral. Durante o encontro, que acontece na sede da Corte, na capital paulista, especialistas vão debater os desafios para a implementação da modalidade no Brasil.

Já estão confirmadas as participações de Claudia Costin, Presidente do Instituto Singularidades (voltado à formação de profissionais da educação) e ex-Diretora Sênior para Educação do Banco Mundial; Raquel Franzim, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação; e de Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/Sudeste.

O encontro foi idealizado a partir de fiscalização do TCE-SP ter revelado que, passados mais de nove anos da entrada em vigor do Plano Nacional de Educação (PNE), quase metade das Prefeituras paulistas ainda não atendeu à meta que exige pelo menos 25% dos alunos do ensino básico matriculados em escolas em tempo integral. O prazo se encerra em junho de 2024.

“Descobrimos também que muitos de nossos jurisdicionados nem sabem o que são escolas em tempo integral.  E esse é um modelo importantíssimo para o desenvolvimento da aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino, especialmente entre jovens menos privilegiados”, explicou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo. “Reforçando então o papel pedagógico do Tribunal, decidimos discutir alguns conceitos, indicando caminhos e soluções possíveis para esse problema.” 

Escolas em tempo integral são caracterizadas por jornadas de aula mínimas de sete horas diárias ou 35 horas semanais. A abordagem pedagógica também é diferenciada, já que considera o desenvolvimento das crianças sob os pontos de vista intelectual, físico, emocional, social e cultural.

O Semear será transmitido, em tempo real, pelo canal do TCE-SP no Youtube (youtube.com/tcespoficial). 

As inscrições, presenciais e virtuais, já podem ser feitas pelo link bit.ly/eticd.

Programação

Fonte: TCE-SP