O Tribunal de Contas do Tocantins, por meio do Comitê de Saúde da Corte, reuniu técnicos e gestores da área que atuam no Estado, para apresentar os objetivos da Auditoria Operacional que o TCE vai realizar para avaliar à assistência materno infantil nas unidades de referência do governo estadual localizadas em Palmas.
É a segunda reunião do Painel de Referência que foi conduzida pela auditora de Controle Externo e coordenadora de Auditorias Especiais do TCE/TO, Lígia Braga. O encontro contou com a presença de técnicos e gestores dos hospitais Infantil e da Maternidade Dona Regina.
A reunião foi em cumprimento a Portaria nº 621/2023 e é mais uma ação do Tribunal visando a fiscalização das políticas públicas voltadas à primeira infância, que abrange crianças de 0 a 6 anos de idade.
Durante o encontro foram apresentadas várias demandas pelos gestores da Saúde do Estado. Agora, o próximo passo será a visita dos técnicos e auditores do Tribunal nas unidades hospitalares, para acompanhar o trabalho que é realizado pela gestão estadual na área materno infantil.
De acordo com Lígia Braga, a reunião foi bastante proveitosa e os técnicos apresentaram todas as demandas e dificuldades enfrentadas nas unidades de referência. “Estamos trabalhando em conjunto para melhorar o sistema e garantir a melhor assistência para primeira infância”, concluiu.
Também participaram da reunião a auditora de Controle Externo Cláudia Elizabeth de Oliveira Vieira, o auditor Hermes Gonçalves de Alcântara Queiroz e os assistentes de Controle Externo Eli Ramos e Silva e Jaryd Matias Cardoso.
Fonte: TCE-TO