O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, deu o aval a uma parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para o uso pelo Tribunal de um veículo elétrico cedido pela instituição de ensino. “Ficamos entusiasmados em participar deste projeto e poder contribuir até nas questões relacionadas à política e regulamentação do processo, além de incentivar o uso de energia renovável”, disse Adircélio.
O projeto desenvolvido pelo IFSC prevê a cessão de veículos elétricos ao poder público. Ele está dividido em duas etapas, com prazo total de 30 meses de execução. Na primeira delas, o Instituto pretende comprar um carro elétrico de fábrica e compartilha-lo, em forma de rodízio, com os órgãos públicos parceiros. Num segundo momento, a previsão é de compra de cinco veículos à combustão para serem adaptados à eletricidade — tecnologia já desenvolvida. A razão, segundo o coordenador do projeto, professor-doutor Adriano Bresolin, é o custo final, que seria menor e viabilizaria a iniciativa. “É uma tecnologia bem cara e que o Brasil ainda precisa dominar para não ficar atrás em relação a outros países. Com esses carros rodando no dia a dia, temos condições de coletar dados para desenvolver ainda mais essa tecnologia”, explica Bresolin.
O presidente Adircélio de Moraes determinou que após a oficialização da parceria, uma vaga de garagem do prédio do TCE/SC no Centro de Florianópolis seja adaptada para servir como posto de abastecimento do veículo. “Estamos dispostos a dar nossa contribuição para essa mudança de cultura”, reafirmou Adircélio.
Curiosidades
Os carros movidos à energia elétrica são cada vez mais comuns e este tipo de veículo tende a ser predominante no mundo nos próximos anos. Ainda com preços elevados, a tendência é de que o custo baixe a partir da produção em larga escala. A Alemanha já determinou o fim da produção e da venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2030 — a medida também está sendo estudada pela União Europeia. Na Noruega, por exemplo, onde há incentivos para o uso de veículos ecologicamente mais adequados, a produção de carros elétricos representa 33% dos veículos.
Crédito foto: Douglas Santos
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