O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC) firmaram na tarde desta terça-feira (17/12) acordo de cooperação técnica para desenvolver e aperfeiçoar as atividades de inteligência desempenhadas por ambas as instituições, no âmbito de suas atribuições. O documento foi assinado pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e pelo comandante-geral da PM/SC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.
O acordo prevê que as instituições poderão compartilhar informações necessárias por meio da permissão de acesso aos sistemas e bancos de dados sob sua responsabilidade e custódia.
Para o presidente Adircélio, a aproximação entre os dois órgãos possibilita um intercâmbio não só de conhecimento, mas também de experiências e know how. “O nosso Tribunal vem desenvolvendo cada vez mais a sua área de inteligência e a Polícia Militar já tem um setor de inteligência bastante desenvolvido”, explicou. Ele complementou que a Corte de Contas “tem informações que interessam à Polícia Militar assim como a PM tem informações que interessam ao controle externo exercido pelo TCE”.
O comandante-geral da PM/SC, coronel Araújo, lembrou que as duas instituições já possuem uma longa e antiga parceria e que isso “vem trazendo bons resultados para a segurança de Santa Catarina”. Ao falar do atual acordo de cooperação, o comandante-geral destacou que “o compartilhamento de informações, metodologias e tecnologias, com certeza, vai qualificar nossa inteligência e, mais qualificados, seremos capazes de dar mais segurança aos catarinenses.”
O diretor de Informações Estratégicas do TCE/SC, Nilsom Zanato, também comentou sobre a importância da parceria para o Tribunal, na medida em que, “associado à PM e usando sua expertise, inteligência e a capilaridade que ela dispõe, a gente pode acessar, trocar e confirmar situações prévias à atuação do Tribunal e, assim, melhor direcionar nosso esforço de fiscalização”.
Segundo o chefe da Agência Central de Inteligência da PM/SC, coronel Adilson Luiz da Silva, o órgão conta atualmente com 72 agências no Estado, com 450 agentes de inteligência espalhados pelo território catarinense. “Esse corpo de policiais e de agentes de inteligência vai trabalhar em consonância com o Tribunal, facilitando suas ações, observações e necessidades, e, em contrapartida, a Polícia Militar também terá acesso a banco de dados para verificar questões de inteligência, melhorando ainda mais a qualidade do seu serviço”, finalizou.
Crédito das fotos: Douglas Santos (Acom-TCE/SC)
Acompanhe o TCE/SC:
www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC Youtube: Tribunal de Contas SC WhatsApp: (48) 99113-2308 Instagram: tce_sc |
Este conteúdo está disponível em: http://www.tce.sc.gov.br/