TCM-CE faz campanha para redução geral de gastos

TCM-CE_CampanhaReduçãoO Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) já está pondo em prática campanha para estimular o uso moderado dos recursos utilizados em suas atividades rotineiras, como água, energia elétrica, papel e copos descartáveis. São itens de utilização intensiva e que terminam pesando no cômputo geral dos custos. Com o mesmo propósito também deverão vigorar ações para contenção de outros gastos, incluindo combustível e passagens.

Em diversos ambientes internos da sede do órgão foram afixadas mensagens que alertam e orientam para cuidados que devem ser observados e que possam influir na produção dos resultados positivos pretendidos. A redução do consumo de água e energia “é fundamental, especialmente neste momento, quando as fontes de abastecimento e produção enfrentam dificuldades, trazendo de quebra a elevação dos preços”, esclarece o presidente da Corte, conselheiro Francisco Aguiar. E acrescenta: “esses são pontos de partida que iremos ampliando em várias direções”.

A política de sustentabilidade que o TCM se dispôs a aplicar, além de focar aspectos de natureza econômica, pretende, igualmente, estabelecer referências didáticas que levem à participação de todos no esforço coletivo para melhor usufruto e gestão dos recursos disponíveis. O órgão já conta com uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que, além de impedir a contaminação do lençol freático, possui mecanismo gerador de água de reuso, utilizada atualmente para irrigação das áreas verdes.