TCM-CE realiza mais uma etapa do Projeto Ação Cidadã

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), por meio da Escola de Contas e Gestão (Ecoge), realizou mais uma fase do Projeto Ação Cidadã na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Foram realizadas atividades lúdicas abordando os temas do controle social e da responsabilidade ambiental. Os alunos do ensino fundamental assistiram à peça “Conhecendo o TCM”, apresentada pelo grupo de teatro da Unifor, e participaram da brincadeira da corrida de saco, a qual incentivou a coleta seletiva de lixo reciclável. Receberam, ainda, brindes e troféus.
A diretora da Ecoge, Sandra Valéria, destacou que “a participação da sociedade é fundamental. Acreditamos que temos que passar esse sentimento de cidadania desde a infância, pois a criança deve compreender que tem direitos e deveres. O objetivo é propiciar, dentre outras coisas, o desenvolvimento da cidadania nas escolas”.
No evento, também foram distribuídas revistas em quadrinhos para aproximar o público infanto-juvenil de temáticas como recursos públicos e missão do TCM na fiscalização. A intenção foi conscientizá-los, com uma linguagem simples e acessível, da importância da transparência e do exercício do controle social.
Estiveram presentes no evento: a ouvidora do TCM, Telma Escóssio, a diretora da Ecoge, Sandra Valéria, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unifor, professor Wellington de Lima, e o coordenador do Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz, Argemiro Torres Neto.