O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) vai auditar programa ambiental financiado pelo Banco Mundial para a Prefeitura de Fortaleza. A operação de crédito, no valor de 146,6 milhões de dólares (em torno de R$ 526,75 milhões), é destinada a um conjunto de ações para sistematização de licenciamento, saneamento urbano, infraestrutura física e ambiental da orla, criação de áreas verdes, dentre outras. O programa será executado no decorrer de 6 anos, a partir de 2017, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
De acordo com a especialista em gerenciamento financeiro do Banco, Suzana Amaral, “o órgão possui arranjos de trabalho suficientes para esta atividade”. A representante também citou que o credenciamento do TCM-CE pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com base em avaliação técnica presente no “Diagnóstico sobre as Práticas de Auditoria Governamental”, finalizado em 2012, foi relevante para a seleção do Tribunal.
O TCM-CE será responsável pela auditoria financeira do projeto durante seu período de execução, enviando relatórios de trabalho para o Banco Mundial. Enquanto isso, a instituição financeira oferecerá apoio à realização das atividades do Tribunal por meio de treinamento de auditores, contratação de consultores para estudos, dentre demais ações.