TCM-GO realiza Encontros Técnicos Regionais no mês de agosto

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM GO) realiza este mês os Encontros Técnicos Regionais, com o objetivo de preparar os gestores, por meio de orientação técnica, educativa e preventiva, visando garantir uma gestão pública eficiente e ética, em prol da sociedade.

Os Encontros serão realizados nas seis regiões do estado e têm como público alvo: prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários, controladores internos, assessores jurídicos e contábeis dos 246 municípios goianos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do Tribunal  www.tcm.go.gov.br ( veja quadro abaixo).

A abertura acontece no dia 13 em Caldas Novas – 6ª Região. Jataí sediará o evento da 5ª Região no dia 15. Na sequência, os Encontros Técnicos Regionais acontecem no dia 20 em Uruaçu – 4ª Região; no dia 22 no município de Formosa – 3ª Região; e no dia 27 na Cidade de Goiás- 2ª Região. O encerramento será no dia 29, em Aparecida de Goiânia – 1ª Região.

Programação

Nesta edição dos Encontros Técnicos Regionais, o Tribunal apresenta uma programação que foi elaborada com a participação de gestores e servidores de todos os municípios goianos. 

Serão abordados os temas:

  • Controle Interno Municipal – Nova Metodologia de Trabalho;
  • Poder Legislativo: subsidio, 13 º salário, indenizações e Questões Previdenciárias;
  • Contratação de Prestação de Serviços Contábeis e Jurídicos;
  • Prestação de Contas Anual, Planejamento Governamental (PPA, LDO, LOA),
  • Orçamento de 2014 – ECA e Lei 12.696/12 (Conselhos Tutelares);
  • Nova Contabilidade Pública normatizada pela STN;
  • Grupos Técnicos de Contabilidade, Informática e Controle Interno;
  • Escola de Contas do TCM e Calendário de Cursos para o 2º Semestre de 2013
  • e Diário Oficial de Contas.

Parceiros

Os Encontros Técnicos Regionais contarão com importantes parceiros: Federação Goiana de Municípios (FGM); Associação de Câmaras Municipais dos Vereadores de Goiás (UVG); e Associação Goiana dos Municípios (AGM).

FGM destaca a importância dos Encontros

O Presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Divino Alexandre da Silva, resaltou a importância dos prefeitos, secretários e controladores internos participarem do encontro para que possam adquirir conhecimento necessário para desenvolverem ações por melhorias nas atuais administrações municipais. “O TCM vem trabalhando como um órgão fiscalizador, porém também é um grande auxiliador. E esse trabalho todo que vem sendo realizado tem levado oportunidades aos nossos gestores”, afirma.

AGM elogia encontros regionais do TCM

A Associação Goiana de Municípios (AGM), também, destaca a importância da iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios em realizar os Encontros Técnicos Regionais destinados ao aperfeiçoamento da gestão pública municipal, principalmente através da atualização dos conhecimentos da legislação vigente.

A AGM  está atuando  intensamente em apoio ao TCM na mobilização de prefeitos, vereadores, secretários e assessores técnicos para que participem ativamente dos eventos. “Existe hoje uma carência de mão de obra especializada nas prefeituras e uma das principais dificuldades é a própria situação de falta de recursos das prefeituras, o que dificulta a realização de cursos de atualização e a contratação de profissionais capacitados. Por outro lado, o número de leis é muito grande e elas estão sempre se modificando, o que leva a necessidade de um constante processo de reciclagem” salienta Cleudes Baré, presidente da AGM. Segundo ele, o TCM possui um quadro de profissionais de alto gabarito e qualificados para esse trabalho, suprindo a carência dos municípios.

Cleudes Baré conclama os prefeitos para que participem dos Encontros Técnicos Regionais e mobilizem seus auxiliares para que façam o mesmo. Lembra ele que hoje os gestores estão permanentemente sob rígida fiscalização. O descumprimento de normas, muitas das vezes devido à falhas de assessoramento, coloca o administrador em difíceis situações diante da justiça.

Escolha a cidade sede dos Encontros Regionais na sua Região  e  faça sua inscrição. Acesse o link:  http://www.tcm.go.gov.br/escoladecontas/curso/curso.jsf

DATA CIDADE SEDE REGIÃO
13/08 CALDAS NOVAS 6ª REGIÃO
15/08 JATAÍ 5ª REGIÃO
20/08 URUAÇU 4ª REGIÃO
22/08 FORMOSA 3ª REGIÃO
27/08 CIDADE DE GOIÁS 2ª REGIÃO
29/08 APARECIDA DE GOIÂNIA 1ª REGIÃO

 Goiânia, 2 de agosto de 2013.

 Assessoria de Comunicação do TCM GO

Leave a Reply