TCMRJ adere à construção de base de dados nacional sobre gestores públicos

O Tribunal de Contas carioca aplicará o Sistema Nacional de Questionários Eletrônicos (Sinaque) desenvolvido para consolidação e difusão de uma base nacional de dados sobre as ações dos gestores públicos do País. A ferramenta padroniza pesquisas temáticas que serão realizadas junto a todos os administradores submetidos à fiscalização dos Tribunais de Contas. O primeiro questionário, aplicado em níveis municipal e estadual, será para colher informações sobre as ações e medidas que gestores públicos estão desenvolvendo para o enfrentamento à Covid-19.

A iniciativa parte do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa, em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

A difusão dessa base de dados tem como  metas consagrar-se como fonte de pesquisa para auxiliar os Tribunais de Contas em suas ações de fiscalização e fomentar o controle social.

ASCOM TCMRJ