Com o tema “Estratégias para fortalecer o diálogo com a sociedade”, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) promove na quinta-feira, dia 25 de setembro, o 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público. Resultado de uma parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), o encontro será dedicado à troca de experiências, à qualificação profissional e à ampliação das conexões entre aqueles que atuam na área.
O evento é voltado a gestores públicos e servidores dos setores de comunicação, além de jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na plataforma Sophos, do TCM-GO.
Em um cenário marcado pela intensa utilização das redes sociais, pelo acentuado desenvolvimento da inteligência artificial, por acirramentos ideológicos e muita desinformação, a atuação dos comunicadores no setor público se revela ainda mais complexa e, como tal, demanda estratégias igualmente complexas. Junta-se a isso a permanente urgência em agir para que a comunicação sirva à promoção de serviços e políticas públicas, mas mais que isso: garanta aos cidadãos oportunidades de protagonismo na participação e no controle social sobre os rumos do Estado.
“Queremos fortalecer uma comunicação pública pautada no diálogo, na transparência ativa e no incentivo à participação social”, destaca o presidente do TCE-GO, conselheiro Helder Valin. O evento será realizado na sede do Tribunal e a programação já está em definida. Em breve, mais detalhes serão divulgados sobre os palestrantes.
Programação

Os 12 princípios da comunicação pública, importância do respeito à LAI e do bom relacionamento com a imprensa
Palestrante: Cláudia Lemos
Servidora da Câmara dos Deputados, é supervisora do Escritório de Gestão Estratégica da Diretoria de Comunicação e Mídias Digitais. Atua também como professora do Mestrado Profissional em Ciência Política/Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Jornalista, é mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mais de 35 anos de experiência em assessoria e coordenação de equipes de comunicação em instituições privadas e públicas. Foi secretária de Comunicação da Procuradoria-Geral da República e do Conselho Nacional do Ministério Público e integrou as equipes de comunicação do Supremo Tribunal Federal e da Presidência da República. Presidiu a ABCPública entre 2021 e 2024 e atualmente é vice-presidente da entidade. Entre setembro de 2024 e março de 2025 foi pesquisadora visitante na Universidade de Leeds, na Inglaterra, onde estudou o uso da narrativa na comunicação da Câmara dos Deputados e da House of Commons. Também foi pesquisadora visitante na Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright, onde desenvolveu um estudo comparado sobre as estratégias de comunicação da Justiça no Brasil e nos Estados Unidos.
Mediação: Fabiana Pulcineli
É jornalista, repórter de Política do jornal O Popular e colunista da rádio CBN Goiânia. Formou-se em Comunicação Social/Jornalismo e em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Limites legais para publicações nos perfis de redes sociais de instituições e gestores públicos
Palestrante: Lucas César Costa Ferreira
Promotor de Justiça do MPGO, é coordenador do Núcleo de Assessoramento Temático e de Fomento à Articulação na Área Eleitoral (NAT Eleitoral). Mestre em Direito e Políticas Públicas pela UFG, é especialista em “Ordem Jurídica e Ministério Público”, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e em “O Novo Código de Processo Civil em perspectiva e as tutelas coletivas”, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FESMP/RS).
Mediação: Ozéias Laurentino
Secretário de Comunicação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Possui graduação em Comunicação Social e em Direito. Cursou especialização em Políticas Públicas (UFG) e em Comunicação Estratégica (Pontifícia Universidade Católica de Goiás).
Os desafios enfrentados pelas instituições públicas para se comunicar com efetividade em tempos de polarização e desinformação
Palestrante: Felipe Nunes
Diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), Felipe Nunes é doutor em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Coautor do livro “Biografia do abismo”, lançado em 2023 e um dos semifinalistas do prêmio Jabuti 2024 na categoria não-ficção, Nunes é reconhecido nacional e internacionalmente por seus estudos e pesquisas sobre polarização política, desinformação e eleições. Especialista no monitoramento de redes sociais, Felipe Nunes é o inventor e dono da patente do Índice de Popularidade Digital (IPD), que monitora de forma contínua a imagem e reputação de pessoas e marcas nas mídias sociais.
Mediação: Joaquim de Castro
Conselheiro e atual presidente do TCM-GO. É vice-presidente Executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), onde coordena a Rede de Secretários de Comunicação (Rede Secom/Atricon). Ex-presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). É graduado em Direito e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, Processo Civil e Direito Público. Foi deputado estadual por Goiás, ocasião em que exerceu o cargo de secretário de Governo de Goiás. Foi eleito duas vezes prefeito do município de Jussara e, também por dois mandatos, presidiu a Associação Goiana de Municípios do Estado de Goiás (AGM).
Painel 1 – Mais diálogo na Comunicação Pública (14h)
“Participação cidadã no TCU”, com Maria Paula Estellita Lins
Auditora federal de controle externo do TCU, é diretora de Relacionamento com Cidadão, Governos e Órgãos de Controle. Também atuou como Diretora de Inovação e Cultura. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, é graduada em psicologia e em pedagogia, ambas pela Universidade de Brasília (UnB), e licenciada em artes plásticas pela Faculdade Dulcina de Moraes. Possui especializações em Gestalt-terapia, Psicodrama Aplicado e Educação Corporativa, além de MBA em Psicologia Positiva. Experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Liderança e Gestão), com mais de 30 anos de atuação, inclusive como facilitadora em ações de desenvolvimento pessoal, de liderança e de equipes. É conteudista e facilitadora de módulos de Liderança Humanizada e do curso de Inteligência Emocional na plataforma EVG da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
“Rede de Comunicação dos Municípios do Espírito Santo”, com Clarissa Scárdua
Coordenadora de Publicidade e Redes Sociais da Secretaria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). É jornalista, pós-graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e especialista em Gestão de Mídias Sociais. Possui mais de 20 anos de experiência em comunicação pública.
Mediação: Gean Carlo Carvalho
É secretário de Comunicação do Estado de Goiás. Formado em comunicação social pela UFG, é especialista em Pesquisa de Opinião Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Também esteve à frente da Secom estadual entre os anos de 1995 e 1998.
Painel 2 – Comunicação Pública é da conta dos órgãos de controle? (15h)
“Auditoria nos gastos com publicidade do Governo Federal”, com Jéfferson Curtinovi
Auditor federal de controle externo do TCU, é secretário-adjunto da instituição no Rio Grande do Sul. Jornalista, possui mestrado em comunicação pela UnB e tem experiência nas áreas de auditoria e comunicação. É membro da ABCPública, foi coordenador-adjunto do Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público, vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CPCom/CNMP), entre 2018 e 2019. Atuou na RBS entre 2000 e 2008 e no Ministério Público Federal, como analista de comunicação, entre 2009 e 2023.
“Uso de IA para auditar gastos com publicidade em Goiás”, com Maurício Barros de Jesus
Auditor de controle externo do TCE-GO, é chefe do Serviço de Inteligência Artificial, unidade dedicada a criar soluções de IA para modernizar rotinas e apoiar a fiscalização pública. É mestre em Computação Aplicada pela UnB e bacharel em engenharia de computação pela UFG. Tem experiência em ciência de dados, inteligência artificial e processamento de linguagem natural, com publicações que demonstram a relevância da tecnologia para a transparência e a eficiência das auditorias.
Mediação: Heloísa Helena Godinho
Bacharel em Direito pela UFG, especialista em Direito Tributário pela UCG/IGDT e mestre em Políticas Públicas, Gestão Governamental e Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), é conselheira substituta do TCE-GO desde 2008. Antes, foi advogada, servidora do Poder Judiciário e procuradora da Assembleia Legislativa do Estado, além de professora de Direito pela Faculdade Anhanguera e pela Escola Superior da Magistratura do Estado, bem como professora-substituta de Direito pela UFG. Atualmente, preside o Idag. É também diretora Institucional do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e diretora de Controle Externo da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
Painel 3 – Foco no cidadão e leveza como estratégias para conquista da credibilidade (16h)
“A comunicação do Banco Central nas Redes Sociais”, com Gustavo Igreja
Chefe da Divisão de Comunicação Audiovisual do Banco Central, é comunicador formado pela UnB e possui MBA pela Syracuse University, nos Estados Unidos. No Banco Central, também liderou equipes de comunicação interna, produção de conteúdos jornalísticos e de mídias sociais. É consultor em Comunicação Institucional e especialista em transformar conteúdos complexos em linguagem acessível. Antes de ingressar no BC, há 13 anos, foi repórter em veículos nacionais e assessor de comunicação da Petrobras.
“A comunicação da Prefeitura do Recife nas Redes Sociais”, com Danielle Lima
Chefe do Gabinete de Comunicação da Prefeitura do Recife, é jornalista com pós-graduação em Propaganda e Marketing pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas (ESURP). Atuou na área de comunicação do poder executivo pernambucano, em pastas como Planejamento, Orçamento e Gestão e Desenvolvimento Econômico, onde foi coordenadora de Comunicação do Complexo Industrial e Portuário de Suape. No âmbito municipal, foi diretora de Comunicação da Prefeitura do Ipojuca e secretária de Comunicação da Prefeitura de Goiana. No Recife, ocupou cargos nas Secretarias de Imprensa e Comunicação e atuou como assessora especial do Gabinete de Comunicação municipal.
Mediação: Tatiane Pimentel
É jornalista e mestre em Comunicação e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás, com mais de 25 anos de experiência no setor público e privado, sendo mais de 17 deles dedicados à comunicação pública. Atualmente, dirige a Comunicação Social da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).