O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, participou de uma reunião com representantes do Tribunal de Contas da União para conhecer as inovações da plataforma Sinapse. O sistema, desenvolvido pelo TCU, é uma ferramenta de gestão que visa integrar e otimizar os processos de controle e fiscalização das contas públicas no Brasil. “Sua principal função é proporcionar um ambiente colaborativo onde informações sobre auditorias, processos e resultados são compartilhadas de forma ágil e acessível”, afirmou o assessor do TCU, Andre Oliveira.
Para o vice-presidente da Atricon, o uso do sistema oferece aos órgãos de controle a oportunidade de ampliar a transparência nas ações governamentais e no acompanhamento dos recursos públicos. “Assim, os gestores têm condições de tomar decisões embasadas em dados concretos”, destacou.
A plataforma permite o acompanhamento concomitante da gestão e a atuação coordenada dos órgãos de controle. Por meio da ferramenta, é possível elaborar relatórios analíticos detalhados, identificando possíveis irregularidades e promovendo boas práticas em qualquer área de gestão pública, sendo que, no momento, prospecta esses indícios em programas na área da política pública da educação, com ênfase nos temas relacionados ao Fundeb, Formação Inicial e Continuada de Professores e Conectividade na Educação. O Sinapse é utilizado por equipes de Tribunais de Contas do Amazonas, de Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Pará, do Piauí e de Rondônia. Durante a reunião, os técnicos do TCU realizaram simulações para demonstrar as aplicações do sistema.
O assessor do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Marcus Vinicius Prates, fez um relato sobre o uso do Sinapse. “Por meio da plataforma, montamos a nossa matriz de risco que irão guiar as ações de fiscalização, principalmente na área da educação”, ressaltou.
Participaram do encontro a secretária de Desenvolvimento do TCU, Vanessa Lopes, os técnicos Alipio Dias dos Santos Neto e André de Oliveira, além de representantes dos Tribunais de Contas estaduais: Arby Ilgo Rech Filho, Bertrand de Matos Moura, Danielly Pereira de Sousa, José Galvão Diniz Filho, Renata Silva Pugas Magalhães, Rodrigo Bicalho Viegas, e da Atricon: Bruno Piana, Andre Tomasi, Leo Arno Richter, Marcus Vinicius Prates e Priscila Oliveira.