TCU: Brasil lança plataforma de auditoria global para avaliar ações relacionadas às mudanças climáticas

ClimateScanner estará disponível em 2023 para avaliações relacionadas a governança, financiamento e políticas públicas

A plataforma ClimateScanner, que possibilitará uma auditoria global das ações governamentais relacionadas ao enfrentamento da crise do clima, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (10), durante a XXIV Assembleia-Geral das Instituições Superiores de Controle (Incosai), no Rio de Janeiro. O Tribunal de Contas da União (TCU), que preside a Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai) e integra o Grupo de Trabalho de Auditoria Ambiental da organização, lidera o desenvolvimento da ferramenta.

Temos um momento único em que o Brasil mostra vontade de reassumir o protagonismo na agenda ambiental, e as instituições superiores de controle que compõem a Intosai têm experiência suficiente e determinação para auditar as informações fornecidas pelos governos. Assim, com a credibilidade e a capacidade técnica que têm, podem apresentar uma plataforma em que esses indicadores podem ser analisados dentro de uma métrica globalmente aceita”, avaliou Dantas.

O ClimateScanner será desenvolvido em conjunto com especialistas internacionais e permitirá às instituições superiores de controle (ISC) de todo o mundo avaliarem as ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas. Essa avaliação será estruturada em dois níveis – nacional e internacional – e em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas. A plataforma será estruturada ao longo de 2023 e estará disponível para consultas em 2024.

A ferramenta surge como uma resposta da Intosai ao desafio de abordar a questão das mudanças climáticas em nível global. A organização, que hoje reúne mais países-membros que a ONU, tem um relevante papel internacional: apoia as ISC a aprimorarem o controle dos gastos públicos em seus países, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.

Para o ministro do TCU Augusto Nardes, “esta é a oportunidade de liderar um projeto global. Estamos propondo um trabalho em conjunto e acreditamos que é possível expandir este universo para o conjunto de países que compõem a Intosai”. Até o momento, 40 ISC já se comprometeram a cooperar com o projeto.

Assista ao vídeo que apresenta a ferramenta: 

Participações

A reunião contou com a participação de Vivi Niemenmaa, do Grupo de Trabalho de Auditoria Ambiental da Intosai (WGEA, sigla em inglês), Barbara Brakarz, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Sami Yläoutinen, da ISC Finlândia, Robert Saum, do Banco Mundial, e Fernando Andrade, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Capturarccccc.JPG

Para saber mais sobre o ClimateScanner, acesse: sites.tcu.gov.br/climatescanner 

Fonte: TCU