VIII Encontro Nacional debate os TCs como indutores da boa gestão e guardiões da democracia

Membros e servidores dos Tribunais de Contas do país participam do evento, que debate o controle externo visando o fortalecimento das instituições públicas e, via de consequência, do processo democrático

Com o tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”, o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil foi aberto nesta quarta-feira (16), na cidade do Rio de Janeiro.

Organizado pelas entidades representativas do Sistema de Controle Externo e pelos Tribunais de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), sediantes desta edição, o evento busca acolher os participantes para debater a democracia, sob uma perspectiva que perpassa preferências político-partidárias.

Dentre os temas abordados, está a importância do controle externo no fortalecimento das instituições, a partir da aferição do efetivo impacto das políticas públicas e das entregas feitas à sociedade, com integridade e transparência.

Ao exercer suas funções voltadas à boa gestão e governança e ao combate ao desperdício e à corrupção, os Tribunais de Contas alimentam uma visão mais ampla da democracia, contribuindo para que o brasileiro possa assumir um papel protagonista na tomada de decisões. Será esse mesmo cidadão que, mais consciente, exigirá instituições estáveis e consolidadas, pressupostos encontrados em todas as grandes democracias do mundo.

Com programação que se estende até sexta-feira (18) e que inclui a realização de reuniões de comitês e oficinas realizadas simultaneamente, o Encontro Nacional dos TCs tem a participação efetiva de membros e servidores dos TCs brasileiros.

Fonte: TCE-RO