O Tribunal de Contas da União (TCU) foi apontado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) como instituição de ponta no uso de inteligência artificial (IA). A OCDE entrevistou 59 organizações, de 39 países, e o Tribunal é a única que demonstra estágio avançado de uso de IA generativa, com o desenvolvimento do ChatTCU. O trabalho avaliou as oportunidades e desafios relacionados ao uso da IA por atores governamentais, incluindo agências anticorrupção e Instituições Superiores de Controle (ISC).
De acordo com a OCDE, o desenvolvimento do ChatTCU ilustra como esse tipo de tecnologia pode ser utilizada para aumentar a eficiência dos auditores na coleta e revisão de documentações. Os LLMs (Large Language Models, ou “Grande Modelo de Linguagem”, na tradução livre) são um modelo de aprendizado de máquina treinado para aprender e gerar informações a partir de grandes bases de dados.
A publicação descreve o modelo do ChatTCU e apresenta as principais lições aprendidas pela Corte de Contas com o desenvolvimento da plataforma. A avaliação da OCDE é que a ferramenta brasileira pode ser utilizada como exemplo de aplicação de IA generativa para diferentes tipos de organizações, além das instituições superiores de controle, e em diversos países.
A inteligência artificial generativa se refere a sistemas que têm a capacidade de criar informações, em vez de apenas analisar ou reproduzir dados existentes. O uso da tecnologia revoluciona as práticas internas e fortalece a atuação no controle externo. Como traz o relatório da OCDE, o ChatTCU “permite que os auditores solicitem um resumo de um documento de caso, façam perguntas técnicas relacionadas ao trabalho do TCU e às decisões judiciais, e busquem ajuda para serviços administrativos”.
As organizações entrevistadas pela OCDE avaliaram o valor da IA generativa para processos investigativos e de auditoria. A coleta de evidências e a revisão de documentos foram apontadas como funções de maior valor. No total, 37% dos entrevistados (22) classificaram essas atividades como primeira escolha. Em segundo lugar, para 15 organizações, o principal uso seria na seleção de auditorias e investigações. Outras funções citadas foram a elaboração de relatórios e produção de gráficos; planejamento de auditorias e investigações; geração de conteúdo para relações públicas; e documentação de processos.
Veja o ponto a ponto da avaliação da OCDE sobre o ChatTCU:
Internalização da tecnologia: O desenvolvimento proativo do ChatTCU, adaptado às necessidades do TCU, sugere que os atores de integridade poderiam considerar a construção de suas próprias soluções de IA em vez de depender apenas de ferramentas externas. Isso também ajuda a construir a alfabetização digital e a capacidade dentro da organização que serão valiosas em outras áreas.
Integração com sistemas existentes: A integração do ChatTCU com os sistemas existentes do TCU permitiu que os auditores acessassem informações administrativas e obtivessem insights sobre auditorias de forma mais eficiente, destacando a importância da integração perfeita com os fluxos de trabalho e sistemas existentes.
Escalabilidade e preparação para o futuro: Os planos do TCU de expandir as funcionalidades do ChatTCU demonstram a necessidade de escalabilidade e adaptabilidade nas soluções de IA, incentivando os atores de integridade a planejar futuras atualizações.
Potencial para padronização: A consideração do TCU de incorporar padrões de auditoria no ChatTCU indica o potencial das ferramentas de IA para auxiliar na manutenção de padrões, sugerindo que outros atores de integridade podem explorar possibilidades semelhantes para aprimorar seus processos.
Desenvolvimento orientado por feedback: O TCU destacou a importância de coletar feedback do usuário para melhorar continuamente as soluções de IA e enfatizou a necessidade de os atores de integridade criarem mecanismos para que a equipe forneça sugestões de melhorias.
Abordagem multidisciplinar: O TCU formou um grupo de trabalho multidisciplinar para avaliar os riscos e oportunidades do uso de IA generativa, envolvendo representantes de várias áreas e promovendo debates para ajudar a tomar decisões informadas sobre a implementação da IA.
Investimento em treinamento e conscientização: A ênfase do TCU em aumentar a conscientização entre os funcionários sobre o potencial e os riscos da IA destaca a necessidade de treinar e educar os membros da equipe sobre como usar efetivamente as tecnologias de IA. Envolver a equipe no desenvolvimento de soluções de IA internamente também ajudará a aprender como enfrentar desafios.
O que é o ChatTCU
Lançado em fevereiro de 2023, o ChatTCU é um assistente virtual de uso interno, desenvolvido com a solução Microsoft Azure OpenAI Service. Atualmente, é utilizado por mais de 1,4 mil usuários. O chat tem a capacidade de apoiar diversas tarefas, como análise de documentos, pesquisa jurídica, tradução e consultas administrativas, por exemplo.
Em sua terceira versão, a ferramenta está integrada a diferentes sistemas do TCU e utiliza dados, jurisprudência e conhecimento dos sistemas administrativos da Casa. A plataforma foi desenvolvida a partir da criação de Grupo de Trabalho multidisciplinar e intensos debates. Com base no processamento de linguagem natural, o ChatTCU opera na nuvem da Microsoft, sob contrato que garante segurança e confidencialidade. As informações são mantidas sob o domínio do TCU e passam por camadas de proteção e privacidade.
No último ano, o TCU realizou avanços significativos em iniciativas inovadoras e se tornou um dos primeiros órgãos no Brasil a oferecer tecnologia de IA generativa conectada a vários sistemas internos, para uso por todos os servidores e colaboradores.