Como a técnica da linguagem simples pode contribuir para a transparência e o controle social. Essa é a temática da ação educacional ofertada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), de modo online, na próxima quinta-feira (16/11).
A capacitação dialoga com o teor da Nota Recomendatória n° 04/2023, publicada pela Atricon no último dia 8 de novembro, na qual a entidade recomenda aos Tribunais de Contas brasileiros que adotem a linguagem simples e o direito visual, tanto em peças técnicas, como relatórios de auditoria, pareceres e decisões, quanto na própria comunicação institucional das Cortes.
O presidente da Atricon, Cezar Miola, valorizou a iniciativa do TCE-RO. “Compartilhar o conhecimento com os servidores através de capacitações como esta é de suma importância para a implementação da linguagem simples na administração pública”, comentou.
Destinada a agentes públicos do Tribunal, do Ministério Público de Contas e de outros órgãos, a capacitação será realizada pela plataforma Microsoft Teams, em dois momentos distintos na quinta-feira.
O primeiro será uma palestra, das 14 às 15h30; e o segundo, uma oficina, das 15h50 às 17h50. É possível se inscrever nas duas atividades, por meio do sistema disponibilizado pelo Sistema de Gestão Educacional (Sophos) do TCE-RO), disponível neste link: https://sophos.tcero.tc.br/.
Todos os conhecimentos e informações, tanto na palestra quanto na oficina, serão repassados pela professora Heloisa Fischer, que detém grande expertise no assunto.
Educadora e comunicadora especializada em linguagem simples, a professora Heloisa, em seu mestrado, aferiu o impacto do estilo de escrita na compreensibilidade textual em serviços públicos digitais.
CAPACITAÇÃO PRESENCIAL
Já nos dias 21, 22 e 23 deste mês, ainda dentro dessa temática, será realizada a ação educacional intitulada “Linguagem simples: uma jornada para aproximar o TCE-RO do cidadão”.
O objetivo é habilitar os servidores do TCE-RO a compreender e aplicar as diretrizes da linguagem simples e do design legível na elaboração de textos que sejam claros, concisos e adequados aos diversos públicos atendidos. Isso deve ser feito preservando a precisão técnica das informações disponibilizadas à sociedade.
Essa ação educacional será ministrada pela professora Joseane Corrêa, na modalidade presencial, na sede da ESCon, em Porto Velho.
Fonte: TCE-RO, com edições
Acompanhe a Atricon
Site: www.atricon.org.br/
Instagram: www.instagram.com/atricon_oficial/
Twitter: www.twitter.com/atricon
Linkedin: www.linkedin.com/atricon-oficial/
Flickr: www.flickr.com/photos/atricon/albums