Rádio Justiça: Tribunais de Contas investem na inteligência artificial para ampliar as ações de fiscalização

O uso da Inteligência Artificial já é uma realidade em Tribunais de Contas de todo o Brasil. Um dos principais resultados é a ampliação da agilidade para analisar dados e identificar possíveis práticas de irregularidades.

Segundo o subsecretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Lucio Camilo, a Inteligência Artificial proporciona automatização de rotinas simples ou até das mais complexas em processos de análise.

O TCE de Goiás, por exemplo, colheu resultados a partir da construção de um robô que pode ser utilizado para deslocamentos em qualquer tipo de terreno. Essa iniciativa gera economia de tempo e de dinheiro.

Outra novidade de Inteligência Artificial nos órgãos de controle é a plataforma Preço de Referência, lançada em abril pelo Tribunal de Contas da Paraíba. Na ferramenta, são geradas cotações de preços a partir do processamento de quase 1,4 bilhão de cupons e notas fiscais eletrônicas no Estado. O objetivo é oferecer a ferramenta para todos os Tribunais de Contas do Brasil.

Escute a reportagem veiculada na Rádio Justiça.