Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Tribunais de Contas realizam reunião de instalação do Comitê Técnico da Rede Integrar

Os Tribunais de Contas (TCs) brasileiros realizaram, na manhã desta sexta-feira (14), a reunião de instalação do Comitê Técnico da Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Descentralizadas.

A Rede visa a fortalecer a atuação coordenada do controle externo brasileiro e contribuir para o aperfeiçoamento do ciclo de implementação de políticas descentralizadas no País.

A Rede Integrar deriva de um projeto desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Participam do projeto representantes dos TCs brasileiros, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Para o secretário-geral de Controle Externo do TCU, Leonardo Albernaz, a intenção é construir pautas conjuntas para estimular a atuação colaborativa e planejada de ações de fiscalização na área da educação.

De acordo com o representante da Atricon no encontro e presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB, Cezar Miola, o diálogo interinstitucional e a cooperação entre os órgãos de controle são fundamentais para o acompanhamento da execução das políticas públicas. “O impacto negativo causado pela epidemia na educação elevou o grau de necessidade da proatividade dos TCs.

As estatísticas mostram que mais de 5 milhões de crianças e jovens não tiveram acesso a atividades escolares no último ano, por exemplo. A baixa escolaridade resulta, entre outras consequências, no aumento do analfabetismo funcional, do subemprego e da precarização das relações de trabalho”, disse.

No encontro, a coordenadora do projeto no TCU, Renata Carvalho, apresentou as diretrizes gerais de funcionamento da Rede, com a criação de dois Grupos Temáticos (GTs), gerenciados pelo Comitê Técnico do projeto. O GT1 abordará assuntos relacionados ao funcionamento da Rede, com a elaboração de um regimento interno, com duração estimada de 60 dias.

O GT2 será responsável pela validação das metodologias de trabalho para a fiscalização das públicas na área da educação, conforme destacou o secretário de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do TCU, Alípio Dias dos Santos Neto. Os grupos foram organizados de acordo com o interesse dos integrantes da Rede manifestado durante a reunião.

No encontro, foram estimados os seguintes prazos para a apresentação das ações:
21 de maio de 2021 – prazo final para o envio dos representantes para o GT Educação
24 a 28 de maio de 2021 – reuniões de trabalho.
15 de junho de 2021 – entrega das minutas de regimento e cronograma
21 de junho de 2021 – aprovação do regimento interno.

A reunião teve a participação de 72 representantes de 31 Tribunais de Contas.

Texto: Priscila Oliveira

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.