Tribunais de Contas vão debater efetividade do controle externo em Encontro Nacional

A efetividade do Controle Externo do Brasil será o tema central que motivará os debates no 3º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que começa nesta segunda-feira (12) e prossegue até quarta-feira, dia 14 de novembro, na cidade de Campo Grande (MS). A abertura será às 17h, com palestra magna do senador Pedro Taques (PDT-MT).

O conselheiro presidente da Atricon, Antonio Joaquim, disse que os Tribunais de Contas estão cada vez mais atentos para a necessidade de prestar um serviço de qualidade e à altura da exigência da sociedade brasileira. Daí a importância dos temas escolhidos para os painéis e palestras, que serão apresentadas por ministros, conselheiros e autoridades de outras instituições como o Conselho Nacional de Justiça ou por personalidades como o sociólogo Roberto DaMatta.

Na terça e quarta-feira, serão debatidos assuntos como eficiência do gasto público, qualidade e agilidade do controle externo, Ouvidorias e serviços de informação ao cidadão, a importância das Corregedorias para o fortalecimento dos Tribunais de Contas, a ética e a sociedade brasileira, comunicação social no âmbito dos TCs, práticas como o Programa de Desenvolvimento Institucional, lei processual nacional para julgamento de contas públicas e criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC).

O 3º encontro vai reunir mais de 260 pessoas, entre conselheiros, auditores substitutos de conselheiros e procuradores de praticamente todos os 34 TCs, assim como assessores de comunicação e assessores de conselheiros.

Veja a programação no hotsite http://www.tce.ms.gov.br/3encontro/.

Leave a Reply