Tribunal de Contas da União acompanha assinatura de acordo para o portal Copa Transparente

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, no exercício da presidência, participou nessa terça-feira da cerimônia de assinatura do acordo entre o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Controladoria Geral da União (CGU) para unificação de dados para o portal Copa Transparente. O objetivo do portal é permitir que os cidadãos e os órgãos públicos de controle, incluindo o TCU, possam acompanhar os gastos públicos para a Copa do Mundo de 2014.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, senador Rodrigo Rollemberg, abriu o evento. Ele enfatizou sua satisfação com a concretização do Copa Transparente, ação proposta pela própria CMA. “Hoje é dia de festa na nossa comissão, pois por meio da assinatura de acordos como este podemos aperfeiçoar cada vez mais as práticas de políticas públicas”, afirmou.

O senador ainda parabenizou a atuação dos órgãos públicos de controle e elogiou o trabalho do tribunal. “O TCU tem exercido um papel fundamental no controle dos assuntos relacionados à Copa, seja por meio de ações normativas ou por meio do controle direto junto aos órgãos”, apontou Rollemberg.

O ministro Nardes afirmou que esse tipo de trabalho é uma materialização da democracia. Ele apontou que “o TCU tem imenso interesse em estabelecer esse tipo de parceria para que as vias de informação possam ser utilizadas pela sociedade brasileira”.

O vice- presidente discorreu ainda que em seu mandato tem a intenção de realizar auditorias coordenadas para promover relatórios anuais não só sobre a fiscalização de obras, mas também sobre Educação, Saúde, Previdência, Meio Ambiente e outros temas importantes para o Brasil. “Temos que dar atenção também às bases do desenvolvimento do país”, concluiu Nardes.

Participaram ainda da assinatura do acordo técnico o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputado Edmar Arruda, e o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage.

Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Leave a Reply