O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) passa por um processo de modernização institucional, no qual já foram adquiridos diversos equipamentos de alta tecnologia, além dos softwares (Sagres, e-TCE e e-cidade), que vão dar mais celeridade nas fiscalizações das contas públicas e suporte administrativo ao órgão.
A Corte de Contas também adquiriu um servidor com Solução integrada IBM Pureflex, com recursos de tierização com 23TB brutos, que suportará a implantação dos softwares e-TCE, Sagres e o e-Cidade, juntos farão com que o Controle Externo do Tribunal de Contas do Amapá tenha sua ação aprimorada com maior efetividade. Os sistemas vão permitir que todos os cidadãos tenham acesso aos resultados da gestão dos recursos públicos, de maneira sistemática e célere.
“Estamos na fase de instalação dos novos equipamentos, nas próximas semanas o servidor já vai estar em pleno funcionamento”, informou o diretor do departamento de informática do TCE/AP, Adalberto Moraes.
O SAGRES, tem por finalidade coletar dados da gestão em todos os órgãos públicos estaduais e municipais, que são processados e analisados pela unidade de controle externo correspondente. Estes dados são encaminhados ao Tribunal de Contas, por meio magnético ou via internet, que processados eletronicamente vão gerar vários relatórios, dando maior celeridade às atividades de fiscalização “in loco”.