Mais de 40 auditores do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) serão treinados por técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realizar auditorias dos projetos financiados pela instituição. O treinamento será realizado de 22 a 26 de outubro, no TCE.
A expectativa é que o Tribunal seja declarado elegível para auditar programas, atestar os demonstrativos e avaliar a prestação de contas de gestores beneficiados com os recursos internacionais do BID ainda este ano.
“Poucos tribunais de contas possuem esta qualificação do BID. Estamos nos inserindo em outro patamar. É o TCE alçando vôos maiores”, disse o presidente da Corte, conselheiro Carlos Ranna.
Segundo o presidente, o treinamento vai trazer importantes consequências para o Tribunal. “A capacitação dos nossos técnicos para a realização de auditoria internacional vai aperfeiçoar nossas análises também com processos que envolvem recursos nacionais”, pontuou.
Além disso, a habilitação da Corte do Espírito Santo vai diminuir a despesa que o Estado tem hoje com contratos internacionais uma vez que os gestores beneficiados com os empréstimos são obrigados a contratar um auditor habilitado do BID. Com a capacitação do TCE, este trabalho será realizado pela Corte.
Por fim, Ranna destaca também que “a novidade vai representar segurança maior para todos os jurisdicionados porque vai facilitar a aplicação das normas internacionais de auditorias nos contratos analisados pelo TCE”.