A TV Cidadã, emissora do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL), foi agraciada com o certificado de menção honrosa pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A homenagem, concedida pelo procurador-geral e pela promotora de Justiça, Lean Araújo e Marluce Falcão, ocorreu nesta segunda-feira (24), em reconhecimento à relevante contribuição da emissora ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID).
A TV Cidadã se consolidou com a TV do Sistema Tribunais de Contas, ao dissipar conteúdo de todos as Cortes de Contas do Brasil. Além disso, a emissora é parceira da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) no Acordo de Cooperação Técnica assinado junto à TV Justiça. Com isso, a TV Cidadã será a produtora oficial do programa dos TCs que será veiculado pela TV Justiça.
Iniciando o evento, o conselheiro Otávio Lessa representou o TCE-AL na composição da mesa de honra. Durante o momento, o vice-presidente destacou como a TV Cidadã tem se consolidado como um canal de informação relevante em Alagoas, atuando não apenas na fiscalização da administração pública, mas também em campanhas de utilidade pública e ações de cidadania. “Gostaria de parabenizar o trabalho que é realizado e também agradecer aos nossos parceiros que têm colaborado para que cada vez mais a TV Cidadã apoie a parte institucional que o Estado executa, e que às vezes não tem a dimensão que deveria ter”, explicou.
A premiação destaca o papel fundamental da TV Cidadã na divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas, ajudando na mobilização da sociedade e facilitando o trabalho das autoridades na busca por esses indivíduos. “A parceria acontece desde 2018. Na época o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa, cedeu o espaço na TV Cidadã. Foram várias as reportagens, vários assuntos que discutimos e isso alcançou um bom resultado na sociedade”, destacou a promotora Marluce Falcão.
Representando a TV Cidadã e a Diretoria de Comunicação do TCE-AL, receberam o certificado de menção honrosa o diretor e o diretor adjunto, Geraldo Câmara e Valtenor Leôncio. “Em 2016, quando inauguramos a TV Cidadã, as pessoas ficaram céticas acreditando que não funcionaria. Hoje a emissora está espalhada pelo Brasil inteiro e pelo mundo. Então, eu agradeço profundamente a todos que fazem parte dessa equipe”, destacou Geraldo.
Na oportunidade, Valtenor também celebrou a conquista e reafirmou o compromisso da emissora com pautas de interesse público. Continuaremos dedicados a apoiar iniciativas que promovam a justiça social e o bem-estar da população alagoana”, afirmou.
Parceria com TV Justiça
Em novembro de 2024, uma grande parceria para a divulgação de todo trabalho do Sistema Tribunais de Contas em rede nacional foi assinada entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a TV Justiça, por intermédio do Supremo Tribunal Federal (STF). O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado visa a divulgação de programa de cunho educativo, informativo e/ou jornalístico produzido pela Atricon, por meio da TV Cidadã, e veiculado pela TV Justiça.
Fonte: TCE-AL com alterações