Valter Albano elogia publicação do IBGE e TSE sobre eleições 2016

O conselheiro do Tribunaalbano-all de Contas de Mato Grosso, Valter Albano, participou na manhã desta quinta-feira (15.09), na Assembleia Legislativa, do lançamento, em Mato Grosso, do material informativo “O Seu Município em Números 2016”, produzido pelo IBGE em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A publicação tem por objetivo subsidiar os eleitores, candidatos e formadores de opinião nas eleições de outubro.

Valter Albano parabenizou a iniciativa, destacando a importância de os gestores conhecerem a realidade para um bom planejamento da administração. “É preciso disseminar esse assunto, de maneira a elegermos candidatos que conheçam a realidade dos municípios e, principalmente, aqueles que fazem o planejamento de suas ações de forma a garantir a execução de serviços de qualidade para o cidadão”.

Albano lembrou, ainda, que o Tribunal de Contas de Mato Grosso já faz sua parte. “Além de o Tribunal exercer a sua função primária, de julgar os atos de gestão pública, ele verifica os indicadores apontados pelo IBGE e, inclusive, os coletados pelo Índice de Gestão Fiscal do TCE-MT (IGFM-MT/TCE), que avalia as particularidades de cada município do nosso Estado”.

DADOS RELEVANTES

Trata-se de folhetos informativos que demonstram dados relevantes e reais sobre os 5.570 municípios brasileiros. Nele estão disponibilizados dados socioeconômicos, demográficos e territoriais do IBGE, bem como de outros órgãos institucionais, como a Secretaria Nacional do Tesouro, do Ministério da Saúde e da Educação e, até mesmo, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que mensura o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com o slogan “É impossível ser cidadão sem informação”, a Chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves da Silva, lembrou do papel que todos devem exercer. “Para exercer a cidadania é essencial saber o que acontece com sua própria cidade e é esta informação que o material nos traz”.

LANÇAMENTO NACIONAL

O material foi lançado no início do mês, em Brasília, pelo presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, e o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, que destacaram a relevância do trabalho em parceria. “Estamos colocando à disposição de todos os municípios do Brasil a possibilidade de conhecer dados disponíveis e confiáveis”, afirmou Mendes. Com esse produto, Rabello também anseia por melhores eleições. “Temos a ideia de eleições mais bem votadas e com os melhores candidatos para serem eleitos”, almejou o presidente do IBGE.

“O Seu Município em Números 2016” teve cerca de 1,1 milhão de folhetos impressos, que estão sendo distribuídos por meio dos Correios em todo o território nacional, para serem entregues aos candidatos, às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como à mídia local, associações e organizações da sociedade civil. Ainda é possível encontrar o material digitalmente, através do site Cidades do IBGE.