Com o objetivo de aperfeiçoar o êxito na entrega de resultados, a vice-presidência de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon realizou, na manhã desta quinta-feira (11), uma reunião com os integrantes das comissões sob sua responsabilidade. O encontro foi liderado pelo vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da entidade, conselheiro Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES). O presidente do TCE-ES, Domingos Augusto Taufner, também participou.
Ao todo, são 13 projetos diretamente ligados à vice-presidência de Desenvolvimento do Controle Externo: Ouvidorias, Contas e Certificação, Controle Externo Preventivo e Concomitante, Controle Interno dos Jurisdicionados, MMD-TC, Rede InfoContas, Transparência Pública, Meio Ambiente, Equilíbrio Fiscal e Sustentabilidade do Endividamento Público, Reforma Tributária, Obras Públicas e Infraestrutura, Combate à Corrupção e Boas Práticas. Além desses, a vice-presidência atua em parceria com a presidência na liderança de outros projetos.
O conselheiro Sebastião Ranna destacou a atuação da Atricon, tanto na representação de seus membros quanto na área institucional. “Nos últimos anos, a Atricon, além de representar seus membros, tem atuado fortemente na área institucional. Em cada gestão, buscamos aperfeiçoamento. A gestão 2024-2025, sob a presidência do conselheiro Edilson Silva, apresentou uma quantidade significativa de projetos e ações, o que demanda uma interlocução ainda mais efetiva”, disse. Ele acredita no modelo de trabalho em que as pessoas têm liberdade para expor suas ideias.
O conselheiro Domingos Taufner também falou sobre a importância do diálogo nas reuniões dos grupos. Márcio Batista Marinot (TCE-ES) apresentou as diretrizes para a execução dos projetos e ressaltou o empoderamento das comissões para dar andamento aos trabalhos. Risodalva Castro (TCE-MT) considerou a reunião fundamental e disse da importância dos encontros periódicos para alinhar os projetos, destacando a divulgação das atividades e a realização de forma remota.
Fernanda Nunes (TCE-RS) compartilhou sua experiência como secretária-executiva, enfatizando a diferença que um comitê executivo faz na operação dos projetos. Ela lembrou ainda a importância de alinhar os projetos com as diretrizes do plano estratégico da Atricon.
Ao final, foi falado sobre a necessidade de manter interações com os comitês estratégicos, enlaces e parceiros, reforçando o compromisso com a qualidade, o cumprimento de prazos e a efetivação das entregas. Além disso, a importância de prestar contas e disponibilizar as informações solicitadas.